Conselho Municipal de Turismo realiza sua primeira reunião

Na tarde de quarta-feira, foi realizada a primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, o qual foi revitalizado através da Lei nº 5.235 de 30 de julho de 2013. Sediado na Sala Ana Petrona, o encontro contou com a participação de representantes da Administração Municipal, Câmara de Vereadores, Sindicato Rural, ACI, Sindilojas, EMATER, APARP, Centro de Criatividade, Instituto Histórico e Geográfico e imprensa.
A Chefe do Setor de Turismo, Sandra Ferreira, deu início aos trabalhos, ressaltando a necessidade de valorizar as raízes missioneiras, nossos pontos turísticos e o objetivo de se criar, em conjunto, ações focadas em criar uma promoção maior de nossos valores culturais e, com isso, incentivando a vinda de turistas ao município.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Aldimar Machado, agradeceu a presença dos participantes no novo desafio de reorganização do COMTUR. Parafraseando o pajador Jaime Caetano Braun, Aldimar utilizou a frase "não é à toa chomisco que eu sou de São Luiz Gonzaga" como ponto fundamental para se alavancar o turismo no município, citando a importância de cada cidadão são-luizense em sentir orgulho de sua terra e de sua história. Para isso, segundo o secretário, o trabalho em conjunto do COMTUR será primordial, pois, a partir do debate e estudo de possibilidades, as ações de fortalecimento de nossas atrações serão mais focadas, principalmente, por conta do município ter de elaborar e se adequar ao Plano Nacional do Turismo -PNT.
Durante a reunião, os participantes contribuíram com avaliações da situação encontrada hoje no município, sobre os pontos positivos, negativos, e das alternativas que podem ser planejadas para inserir em São Luiz Gonzaga um novo projeto de turismo. No próximo encontro, marcado para o dia 11 de setembro, será realizada a escolha da diretoria do COMTUR e a elaboração do regimento interno do conselho. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)