Museu Arqueológico recebe certificado do SEM/RS

O Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga, localizado no Centro Cícero Cavalheiro, recebeu certificado confirmando o seu cadastramento junto ao Sistema Estadual de Museus do RS (SEM/RS), órgão da Secretaria da Cultura do Governo do Estado que visa sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o RS, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por estas instituições. O cadastro foi feito pelo diretor dos museus do município e coordenador da 4ª Região Museológica, João Alberto Hengen. A partir de agora, com o certificado, o Museu Arqueológico passa a fazer parte da relação de museus do RS, com divulgação a nível de estado de suas atividades pelo SEM/RS.
FÓRUM ESTADUAL - Segundo João Alberto, nos dias 11, 12 e 13 de junho ocorreu em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mário Quintana, o 13º Fórum Estadual de Museus do RS com a temática "Políticas Museais: A Memória, os Avanços e a Contemporaneidade", oportunidade em que representou a 4ª Região Museológica (com sede em São Luiz Gonzaga e que abrange 101 municípios do Alto Uruguai e das Missões). No evento, João Alberto coordenou atividades do Grupo de Trabalho 4: Formação, Capacitação e Pesquisa, juntamente com Zita Possamai, museóloga da UFRGS), nos dias 11 e 12 de junho. No dia 13, João Alberto apresentou os resultados do GT 4 na Assembleia do SEM/RS, oportunidade em que os relatórios levantados farão parte de livro do 13º Fórum Estadual de Museus do RS, que será editado posteriormente e fará parte da elaboração de diretrizes do Plano Estadual de Museus do RS.
No mesmo evento, o coordenador da 4ª Região Museológica recebeu edições do Guia de Museus do RS, publicação promovida pelo SEM/RS e Secretaria Estadual da Cultura do RS, e que apresenta a relação de todos os museus do Estado cadastrados no sistema e que serve de referência em divulgação de eventos sediados em cada museu. Na referida publicação, o Museu Municipal Senador Pinheiro Machado está relacionado e, a partir da próxima publicação, fará parte também o Museu Arqueológico, agora com cadastro certificado no SEM/RS. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)