1º Concurso Municipal de Pratos Missioneiros foi um sucesso

A produção de alimentos cultivados pela agricultura familiar com qualidade foi evidenciada durante o 1º Concurso Municipal de Pratos Missioneiros Saudáveis, inserido na programação alusiva à celebração do aniversário de São Luiz Gonzaga, dia 3 de junho, ocasião em que a criatividade marcou a elaboração dos pratos nas categorias a base de mandioca e a base de frutas.
O evento, promovido pela Emater/Ascar e pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, reuniu 22 candidatas na Praça da Matriz, junto à Casa dos Sonhos (casinha do Papai Noel). Com a elaboração dos pratos, ficou evidente a possibilidade de frutas e mandioca serem aproveitadas de forma prática, saudável, complementar e diversificada na alimentação humana. Além disso, quem produz estes alimentos tem como intuito a alimentação saudável, que é garantida desde a produção de forma sustentável e isenta de químicos. Também é uma oportunidade de resgatar receitas tradicionais elaboradas pelas famílias e conhecer o valor nutritivo destes alimentos.
A Comissão avaliadora do concurso foi composta pela primeira-dama Níria Matos; pela secretária da Ação Social, Denize Marques Sarmento; pela nutricionista da Secretaria de Educação, Suzane Crestani; pela assistente social do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marilda Dorneles; e pela gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Neida Teresinha Fröhlich.
Na categoria de pratos a base de mandioca, o primeiro colocado foi o enroladinho produzido por Terezinha de Jesus Oliveira de Souza. Foram premiados com o 2º e 3º lugar, respectivamente, as trouxinhas de Angelina Ida Kreuz Kaufmann, e o pastelão de aipim com frango, elaborado por Jaci dos Santos da Trindade.
Entre os pratos a base de frutas, o favorito da comissão avaliadora foi o bolo de abacaxi e moranguinho, produzido por Cristine Susana Rauber Heckler. O 2º lugar ficou com o bolo de banana, de Lana Thaís Seibt, e o terceiro lugar o arroz chinês, feito por Verenice Inês Seibt.
O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga, através de suas secretarias; Sindicatos dos Trabalhadores Rurais; Rádio Missioneira; Armazém Natural; Lojas Benoit; Lojas Quero-Quero; e Loja MB.
Após o concurso, as vencedoras serão convidadas a participar de uma oficina de culinária no CRAS em parceria com a Emater, onde terão a oportunidade de demonstrar o preparo do prato premiado e as receitas serão disponibilizadas para todas as participantes da oficina. (Pela equipe do CRAS)


Últimas Notícias sobre Centro de Referência de Assistência Social - CRAS