Edital nº 131/22 - Torna público abertura de Processo Seletivo para Contratação Temporária de Médico Clínico Geral – 40h semanais, em razão de excepcional interesse público. 

  • Encerra em: 20/10/2022 às 15:30 hrs


  • Descrição:

    EDITAL Nº 131/2022

     

     

    Torna público abertura de Processo Seletivo para Contratação Temporária de Médico Clínico Geral – 40h semanais, em razão de excepcional interesse público.   

     

    O Município de São Luiz Gonzaga (RS), Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA, autorizado pela Lei Municipal nº 6.495, de 28 de setembro de 2022, faz saber que fará realizar processo seletivo com vistas à contratação temporária de excepcional interesse público para os cargos de: 02 (dois) cargos de Médico Clínico Geral – 40 horas semanais para atuar junto aos ESFs Presidente Vargas e Vila Paz nesta Secretaria Municipal de Saúde.

     

    1 - Período das inscrições:   06, 07 e 10 de outubro 2022.

     

    2 - Local para inscrições: Coordenação das ESFs, Secretaria Municipal de Saúde, Rua Fernando Machado nº 2899 (ao lado do Ministério Público).

     

    3 - Horário: das 13h30min às 15h30min.

     

    4 - Número de vagas: Médico Clínico Geral – 40h semanais: 02 (duas) vagas

     

    5 – Carga horária e vencimentos:

     

    Cargo

    Formação

    Carga Horária

    Remuneração

     

     

    Médico Clínico Geral

    Ensino Superior Completo

    40h semanais

    Padrão 08, Classe A=24,17 PRs totalizando R$9.749,21 (nove mil, setecentos e quarenta e nove reais e vinte e um centavos) – (remuneração inicial) + 20% (grau médio) de insalubridade + Vale Refeição.

     

    6 – Habilitação: O profissional deve ter habilitação específica para o exercício da profissão.

     

    7 – Prazo para contratação: prazo determinado de 06 (seis) meses a contar da celebração do contrato, visando à manutenção dos programas, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

    7.1. Processo Seletivo de que trata este Edital, além do que estabelece a lei específica que o autoriza, observará os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência, previstos no art. 37 da Constituição Federal.

    7.2. O Processo Seletivo consistirá na análise de currículos de candidatos, pela Comissão, conforme critérios definidos neste Edital.

    7.3. Os currículos serão avaliados pela comissão nomeada pela Portaria n° 615 de 02 de setembro de 2022, responsável pela seleção e classificação para as vagas disponibilizadas.

     

    8 - Requisitos para inscrição:

    8.1. Para inscrever-se no Processo Seletivo, o candidato deverá comparecer ao endereço e no horário e prazos indicados, ou, por intermédio de procurador munido de instrumento público ou particular de mandato, com poderes especiais para realizar a sua inscrição no Processo Seletivo, apresentando, em ambos os casos, os documentos comprobatórios;

    8.2.  Ser brasileiro nato ou naturalizado;

    8.3.  Ter na data de encerramento das inscrições, a idade mínima de 18 anos completos.

                                   8.4.  Pleno exercício dos direitos civis e políticos;

    8.6. Estar com as contribuições em dia com o conselho profissional correspondente.

     

    9 – Documentos para inscrição:

    9.1. Ficha de inscrição disponibilizada no ato pela Comissão, devidamente preenchida e assinada.

    9.2. Cópia autenticada do comprovante de Graduação na área pretendida.

    9.3. Cópia autenticada do registro no respectivo Conselho Profissional.

    9.4. Cópia autenticada de documento de identidade oficial, com foto, sendo aceito: carteira de identidade, expedida por Secretaria de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, cédulas de identidade fornecidas por órgãos ou conselhos de classe que, por força de lei federal, certificado de reservista, Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação.

    9.5. Cópia autenticada do CPF;

    9.6. Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, realizada na Tesouraria da Prefeitura Municipal, no valor de R$ 12,91 (doze reais e noventa e um centavos);

                                    9.7. Alvará de Folha Corrida obtido junto ao site http://www.tjrs.jus.br/novo/processos-e-servicos/servicos-processuais/emissao-de-antecedentes-e-certidoes/;

    9.8.  Cópia autenticada de comprovação de quitação das obrigações militares (masculino);

    9.9. Cópia autenticada do Título de Eleitor e comprovante da última votação ou prova de quitação eleitoral obtida junto ao site https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral.

    9.10. Os títulos e documentos apresentados servirão para a análise da classificação e para os critérios de desempate.

    9.11. As cópias poderão ser autenticadas no ato da inscrição pelos membros da Comissão, desde que o candidato apresente para conferência os originais.

     

    10 - Inscrições:

    10.1. As inscrições serão recebidas mediante entrega da ficha de inscrição e das documentações exigidas, dirigida à Comissão Especial deste edital.

    10.2. Não serão aceitas inscrições fora de prazo.

    10.3. A inscrição do candidato implicará o conhecimento prévio e a tácita aceitação das presentes instruções e normas estabelecidas neste Edital.

     

    11 - CATEGORIA FUNCIONAL:

    As atribuições dos contratados, nos termos deste Edital, são as seguintes:

    1. Médico Clínico Geral: Prestar assistência médica e preventiva, diagnosticar e tratar das doenças do corpo humano; fazer inspeções de saúde em servidores municipais, bem como candidatos a ingresso no serviço público municipal; Prescrever e ministrar tratamento para diversas doenças, perturbações e lesões do organismo humano e aplicar os métodos da medicina preventiva; Providenciar ou realizar tratamento especializado; Praticar intervenções cirúrgicas; Ministrar aulas e participar de reuniões médicas, cursos e palestras sobre medicina preventiva nas entidades assistenciais e comunitárias; Preencher e visar mapas de produção, ficha médica com diagnóstico e tratamento; preencher boletins de socorro urgente, mesmo os provisórios, com diagnóstico provável ou incompleto dos doentes atendidos nas salas de primeiro socorros; Preencher as fichas dos pacientes atendidos a domicílio; Atender consultas médicas em ambulatórios ou outros estabelecimentos públicos municipais; examinar funcionários para fins de licenças, readaptação, aposentadoria e reversão; examinar candidatos à auxílios; Emitir laudos; fazer diagnósticos e recomendar à terapêutica; Fornecer orientações dietéticas; Prescrever exames laboratoriais; Incentivar a vacinação e indicar medidas de higiene pessoal; Responsabilizar-se por equipes auxiliares necessárias à execução das atividades próprias do cargo; executar tarefas afins, inclusive as editadas no respectivo regulamento da profissão. Realizar triagem e acolhimento; Caberá ao clínico geral da equipe a divulgação das NTO aos demais médicos da comunidade; Triagem e encaminhamento do paciente conforme a necessidade apresentada no momento; Tratamento e exame clínico dos pacientes do CAPS ad; Atendimento dos pacientes quanto às intercorrências clínicas; Participar das reuniões da equipe para: planejamento, avaliação, estudos de casos, tratamentos, prevenção e atividades desenvolvidas no centro; Acompanhamento diário das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo CAPS ad.

     

    11.1. A carga horária semanal será desenvolvida diariamente, conforme quadro constante no item 5, de acordo com horário definido pela autoridade competente, mediante ato próprio.

    11.2. Se for necessário, em termos funcionais, com a devida motivação, o contratado sujeitar-se-á a realizar trabalhos internos e externos, atendimento ao público, bem como a prestação de serviços à noite, domingos e feriados.

    11.3. Pelo efetivo exercício da função temporária será pago mensalmente o vencimento correspondente ao padrão e remuneração especificada no quadro demonstrativo para o cargo descrito no quadro constante do item 5, nele compreendendo, além da efetiva contraprestação pelo trabalho, o descanso semanal remunerado.

    11.4. O contrato será de natureza administrativa, ficando assegurados os direitos previstos no art. 235, da Lei nº 2.334, de 02 de agosto de 1990. 

    11.5. Sobre o valor total da remuneração incidirão os descontos fiscais e previdenciários.

    11.6. Os deveres e proibições a serem observadas pelo contratado correspondem àqueles estabelecidos para os demais servidores estatutários pelo art. 130 da Lei nº 2.334, de 02 de agosto de 1990, sendo a apuração de responsabilidade processada também nos termos previstos na referida Lei.

     

    12 – Formatação dos currículos e avaliação:

                                    12.1. Os critérios de avaliação dos currículos totalizarão o máximo de cem pontos.

    12.2. A titularidade exigida para o desempenho da função não será objeto de avaliação.

    12.3. Somente serão considerados os títulos expedidos por pessoas jurídicas, de direito público ou privado, que atenderem os critérios definidos neste Edital.

    12.4. Nenhum título receberá dupla valoração.

    12.5. Os títulos deverão ser entregues, no ato da inscrição, em envelope fechado e os documentos especificados no item 9 serão grampeados junto à ficha de inscrição e anexado (pelo lado de fora) ao envelope de títulos.

    12.6. A classificação dos candidatos será efetuada através da pontuação dos títulos apresentados, em uma escala de zero a cem pontos, conforme os seguintes critérios:

     

     

     

     

     

     

     

    1. a) Cargo: Médico Clínico Geral

    ESPECIFICAÇÃO

    Pontuação Unitária

    Pontuação Máxima

    Pós-graduação completa na área de Saúde Pública ou Saúde da Família.

    25

    25

    Participação em cursos, treinamentos, seminários, jornadas, simpósios, workshops, congressos e/ou palestras (participante ou palestrante, painelista ou organizador) na área de Saúde Pública ou Saúde da Família, datados nos últimos 5 (cinco) anos contados da data de abertura das inscrições, limitados a 5 (cinco) certificados, emitidos nos últimos 5 (cinco) anos.

     

     

    Até 40 horas

    10

    20

    De 41 à 100 horas

    10

    20

    De 101 à 300 horas

    15

    15

    Experiência profissional na área de Saúde Pública ou Saúde da Família comprovada mediante apresentação da Carteira de Trabalho Profissional ou Declaração firmada por terceiros, nos últimos 10 anos.

    02

    20

     

    1. Recursos:

    13.1. Da classificação preliminar dos candidatos é cabível recurso endereçado à Comissão, uma única vez, no prazo comum de um dia.

    13.2. O recurso deverá conter a perfeita identificação do recorrente e as razões do pedido recursal.

    13.3. Será possibilitada vista dos currículos e documentos na presença da Comissão, permitindo-se anotações.

    13.4. Havendo a reconsideração da decisão classificatória preliminar pela Comissão, o nome do candidato passará a constar no rol de selecionados.

     

    1. Critérios para Desempate:

    14.1. Verificando-se a ocorrência de empate em relação às notas recebidas por dois ou mais candidatos, terá preferência na ordem classificatória, sucessivamente, o candidato que:

    14.2. Apresentar idade mais avançada, dentre aqueles com idade igual ou superior a sessenta anos.

    14.3. Tiver maior tempo no exercício da profissão.

    14.4. Tiver maior número de horas em cursos de aperfeiçoamento na área.

    14.5. Sorteio em ato público.

    14.6. O sorteio ocorrerá em local e horário previamente definido pela Comissão, na presença dos candidatos interessados, os quais serão convocados por telefone, correio eletrônico ou qualquer outro meio que assegure a certeza da ciência do interessado.

    14.7. A aplicação do critério de desempate será efetivada após a análise e julgamento dos recursos e antes da publicação do resultado da classificação final dos selecionados.

     

    1. Homologação do resultado e da classificação final de candidatos ao processo seletivo:

    15.1. Transcorrido o prazo sem a interposição de recurso ou ultimado o seu julgamento, a Comissão encaminhará o Processo Seletivo para homologação.

    15.2. Apresentado o resultado final, será lançado edital de homologação da classificação final dos candidatos, quando, então passará a fluir o prazo de validade do Processo Seletivo.

    15.3. No período de validade do Processo Seletivo, em havendo a rescisão contratual, poderão ser chamados para contratação pelo tempo remanescente, os demais candidatos classificados, observada a ordem classificatória.

     

    1. Disposições gerais:

    16.1.  Não será fornecido qualquer documento comprobatório de aprovação ou classificação do candidato, valendo para esse fim a publicação do resultado final.

    16.2. O candidato aprovado e classificado deverá manter atualizado o seu endereço.

    16.3. Fazem parte integrante deste Edital: Anexo I – Cronograma do Processo Seletivo; Anexo II - Ficha de Inscrição.

    16.4. Os casos omissos e situações não previstas serão resolvidos pela Comissão designada.

    16.5. ATENÇÃO! A entrega e organização da documentação é de responsabilidade do candidato.

    16.6. Os candidatos selecionados terão o prazo de 03 (três) dias após a convocação para apresentar documentação no Setor Pessoal da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga.

    16.7. Todos os Editais classificatórios serão divulgados, exclusivamente, no endereço eletrônico.

    16.8. A Classificação Preliminar será divulgada no dia 14 de outubro de 2022, no Átrio da Prefeitura e no endereço eletrônico www.saoluizgonzaga.rs.gov.br, link “Editais”, a partir das 10 horas;

    16.9.  Após a divulgação do resultado os candidatos terão prazo para apresentar recurso no dia 17 de outubro de 2022, das 13:30h às 15:30h, juntamente a Coordenação das ESFs da Secretaria Municipal de Saúde.

    16.10.  No caso de haver empate entre os inscritos será realizado Sorteio Público a realizar-se na Secretaria Municipal de Saúde, no dia 18 de setembro de 2022, às 14h.  

    16.11. A Classificação Final será divulgada no dia 19 de outubro de 2022 a partir das 10h, no átrio da Prefeitura e no endereço eletrônico www.saoluizgonzaga.rs.gov.br, link “Editais”.

     

     

    Gabinete do Prefeito Municipal, 06 de outubro de 2022.

     

     

     

    Sidney Luiz Brondani

    Prefeito Municipal

     

    Registre e publique-se.

     

     

     

    Elisabete de Oliveira Marian

    Secretária Municipal da Administração e Desenvolvimento

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    ANEXO I

    CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

     

    Período das Inscrições

    06, 07 e 10/10/2022

    Coordenação das ESFs - Secretaria Municipal de Saúde

    Das 13h30min às 15h30min

    Publicação do resultado classificatório preliminar

    14/10/2022

    Publicado no endereço eletrônico www.saoluizgonzaga.rs.gov.br, link “Editais”.

    Apresentação de recursos

    17/10/2022

    Coordenação das ESFs - Secretaria Municipal de Saúde

    Das 13h30min às 15h30min

    Sorteio Público para desempate

    18/10/2022

    Secretaria Municipal de Saúde

    Às 14h

    Publicação resultado classificatório final

    19/10/2022

    Publicado no endereço eletrônico www.saoluizgonzaga.rs.gov.br, link “Editais”.

     

    OBS: Ocorrendo à decretação de feriado ou qualquer fato superveniente, todas as datas constantes deste Edital serão transferidas, automaticamente, para o primeiro dia útil ou de expediente subsequentes aos ora fixados.

     

     

     

     

    ANEXO II

    FICHA DE INSCRIÇÃO

    EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº ......../ ............

     

    CARGO: …................................................................

    INSCRIÇÃO Nº ….....................................................

    NOME DO CANDIDATO:......................................................................................................

    TELEFONE ...........................................................................

    E-MAIL DE CONTATO: …........................................................................................

     

    DOCUMENTOS APRESENTADOS:

    (  ) Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, realizada na Tesouraria da Prefeitura Municipal, no valor de R$ 12,91 (doze reais e noventa e um centavos);

    (  ) Cópia autenticada de documento de identidade oficial com foto, nos termos exigidos pelo Edital;

    (  ) Cópia autenticada do CPF;

    ( ) Cópia autenticada Diploma devidamente reconhecido pelo MEC ou Certificado de Conclusão de Colação de Grau acompanhado de histórico escolar da formação exigida para o cargo (original e cópia);

    (  ) Cópia do registro no respectivo Conselho;

    (  ) Alvará de Folha Corrida;

    (  ) Cópia autenticada de prova de quitação das obrigações militares (para candidato do sexo masculino);

    (  ) Cópia autenticada do Título de Eleitor e comprovante da última votação ou prova de quitação eleitoral;

    (  ) Declaração de disponibilidade de carga horária nos turnos manhã e tarde;

    ( ) Currículo profissional de acordo com o modelo apresentado no Anexo III do presente edital, acompanhado de cópia autenticada dos títulos que comprovam as informações contidas no currículo.

    DECLARO, para os devidos fins, que não possuo impedimento legal para o exercício de função pública, bem como que as informações disponibilizadas e os documentos apresentados são verdadeiros, bem como que tenho ciência das normas que regulamentam o presente Edital e assumo o compromisso de aceitar todas as condições estabelecidas.

     

    São Luiz Gonzaga-RS, ..... de .................... de .........

     

     

    (assinatura do candidato o de seu procurador, se for o caso)



  • Anexos