Município buscará recurso de R$ 7 milhões para investimentos em infraestrutura

• Solicitação de linha de crédito junto ao Badesul foi aprovada após avaliação de Comissão Especial da Câmara de Vereadores

Assunto: Secretaria do Planejamento e Gestão  |   Publicado em: 02/10/2018 às 11:43   |   Imprimir

Em setembro, o Executivo são-luizense encaminhou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei solicitando a autorização do Legislativo Municipal para buscar linha de crédito junto ao Badesul. O recurso, no valor de R$ 7 milhões, visa viabilizar obras de recapeamento asfáltico e calçamento nas ruas de São Luiz Gonzaga.

O Projeto de Lei foi encaminhado para Comissão Especial, presidida pelo vereador Francisco Lourenço, tendo como relator o vereador José Antonio Flach Werle e como membros os vereadores Clóvis da Veiga, José Antonio Caetano Braga, Ana Barros e Laureano Castilho. O prefeito Sidney Brondani e o secretário de Planejamento, Révis Moura, se reuniram – na semana passada – com a Comissão Especial a fim de sanar dúvidas sobre o projeto. Entre os pontos levantados pela comissão, a preocupação com o índice de endividamento do município ao utilizar a linha de crédito.

O prefeito Sidney Brondani destacou a necessidade de solicitar o financiamento para melhorias no município e a busca do Executivo são-luizense por uma linha de crédito que não onerasse os cofres públicos. “Os recursos próprios do município são utilizados na manutenção da Administração Municipal, não restando valores suficientes para investimentos em melhorias no município. Com o orçamento engessado, buscamos opções para promover essas melhorias em infraestrutura de modo a atender as solicitações da população. Compreendemos a preocupação do Legislativo Municipal, mas para viabilizar esta linha de crédito, o próprio Badesul realizou um estudo técnico para definir o valor que seria disponibilizado ao município, o qual pudesse ser pago sem dificuldades. Esse recurso estará disponível para o município na atual Administração e também poderá ser utilizado pela próxima gestão”.

Após as explanações do Executivo Municipal e da Comissão Especial do Legislativo são-luizense, o prefeito Sidney Brondani solicitou que o Projeto de Lei fosse avaliado o mais breve possível, visando o andamento do processo. A Comissão Especial forneceu um parecer favorável ao projeto, o qual foi deferido pela Câmara de Vereadores. Agora, o município segue com as tratativas junto ao Badesul, reunindo os documentos necessários para obter a linha de crédito e desenvolvendo o projeto (o qual irá definir as ruas que receberam obras de recapeamento asfáltico e calçamento).

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga