Obras no acesso asfáltico ao Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir são retomadas

Na semana passada, as equipes retomaram os trabalhos de pavimentação asfáltica no acesso ao Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir. A obra é executada pela empresa Carpenedo e Cia Ltda., vencedora do processo de licitação, com recursos do Governo Federal e contrapartida do município.

Conforme a empresa, foram retomados os serviços de drenagem e terraplanagem (do quilômetro um ao três), a pavimentação e obras complementares. Segundo as últimas atualizações repassadas pela Carpenedo, a camada de asfalto foi executada em 3,260 km da estrada. Até o momento, 3,760 km da via de acesso estão com a sub-base de solo brita concluída e com a base de brita graduada executada e imprimada. Também foi iniciado o plantio de gramas (para evitar que a erosão do acostamento prejudique a pavimentação) do quilômetro 3+000 ao 5+500.

A obra é orçada em R$ 10.940.922,81 – sendo R$ 1.365.731,81 destinados pelo município – ligando a BR-285 até o Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir. Em dezembro de 2023, o Governo Federal concluiu a liberação dos recursos da obra, sendo os valores repassados efetivamente ao município para realizar o pagamento à empresa conforme a execução dos serviços.

A pavimentação do acesso ao sítio arqueológico tem previsão de ser concluída até julho de 2024.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMPLA e Carpenedo e Cia Ltda.