São Luiz Gonzaga celebrou o centenário de Jayme Caetano Braun

A última terça-feira, 30 de janeiro, foi de celebração em São Luiz Gonzaga. A comunidade se reuniu para festejar o centenário do grande pajador Jayme Caetano Braun. O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTC) e a Comissão do Centenário, marcando o início das celebrações que ocorrerão durante o ano de 2024, em homenagem ao pajador.

A programação de terça-feira começou com uma cavalgada, a qual contou com a participação de 35 cavaleiros, representando entidades tradicionalistas. O ponto de partida foi a casa onde o pajador morou até os 14 anos, atual empresa Casa da Alface. Na ocasião, com a participação de autoridades, artistas e comunidade, o prefeito Sidney Brondani, e o familiar de Jayme Caetano Braun, Silmar Caetano Dorneles, realizaram o descerramento de uma placa fixada no imóvel, informando sobre o período que o poeta residiu no local.

A ação integra um projeto que irá identificar e informar sobre locais no município que fizeram parte da trajetória do artista. Após a solenidade, os cavaleiros seguiram em direção ao Complexo Turístico Jayme Caetano Braun.

PROGRAMAÇÃO – As atividades na Praça Jayme Caetano Braun contaram com a participação de autoridades de São Luiz Gonzaga e região, artistas de diversos segmentos e comunidade. A programação também contou com a presença especial de familiares do grande poeta, entre eles, o filho de Jayme Caetano Braun, José Raimundo Braun; o neto, Luciano Braun; e o primo-irmão, Juca Ramos.

As atividades no complexo turístico iniciaram com a entrega da “Medalha do Pajador” ao Piquete Entardecer no Pago. A honraria e o certificado foram entregues aos patrões da entidade, Luiz César Rambo Brum e João Valdireno Rambo Brum, e a integrante do piquete, Sabine Brum. Na ocasião, também ocorreu a entrega de certificados as pessoas e entidades que já receberam a medalha. São elas: CTG Galpão de Estância, DN Carlos Bastos do Prado, Piquete Cultivando a Tradição, Piquete Pago Xucro, Piquete Dragões do Rio Grande, Piquete Velho Casarão, Piquete Querência Aberta, Piquete Ponteiros do Rio Grande (ASSTBM), Piquete Querência do Bugio e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Carlos Sidnei Ferreira.

Instituída em 2018 e entregue anualmente, a “Medalha do Pajador” é patrocinada e confeccionada pelo escultor Vinícius Ribeiro. A honraria é destinada às entidades e pessoas que trabalham na preservação do legado de Jayme Caetano Braun e na divulgação da cultura gaúcha.

A noite de terça-feira também foi marcada por apresentações de diversos artistas. Por meio da música, poesia, trovas e pajadas, o legado de Jayme Caetano Braun foi celebrado por diferentes gerações. A programação também contou com mateada e a degustação de arroz carreteiro, prato típico do município. Mais fotos do evento estão disponíveis no link https://www.facebook.com/media/set/?set=a.864563975470118&type=3.

AGRADECIMENTOS – A Prefeitura de São Luiz Gonzaga parabeniza a SEMTC e a Comissão do Centenário pela promoção do evento cultural. Agradecimentos especiais a todos os artistas, cavaleiros e à população que participou da atração; agradecimentos à família Zago (Bruno Zago, Maria Clenice Torres, Aline Zago Azolin, Laercio Torres Zago e Robson Torres Zago), que autorizou que a placa fosse fixada no imóvel da empresa Casa da Alface; e aos familiares de Jayme Caetano Braun que estiveram presentes na programação do centenário.

A Administração Municipal também agradece o apoio da Coopatrigo; Engtop Energia Solar; Coopagril; Supermercado Ponto Certo (que doou o arroz utilizado no preparo do carreteiro); Erva-mate Verde do Sul; Powertech; locutor Chico Marques; escultor Vinicius Ribeiro; 14º BPM; Corpo de Bombeiros; fotógrafo Clio Luconi; Rogério Cardoso; Gabinete do Vice-prefeito; Secretaria Municipal de Obras; Piquete Entardecer no Pago, Piquete João Maria e DN Calos Bastos do Prado, os quais preparam o arroz carreteiro; RBS TV (que realizou uma transmissão, na manhã de terça-feira, para todo o Estado sobre a programação do centenário, com a participação de músicos e declamadores); Rádio São Luiz; Rádio Missioneira; TV Daqui; Jornal A Notícia e Jornal Missioneiro.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Comissão do Centenário