ESFs realizaram mais de 600 mil atendimentos durante o ano de 2023

  • Por meio de convênios com o COIS, também foram destinados mais de R$ 6 milhões para atender a população

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 21/03/2024 às 14:14   |   Imprimir

De acordo com o relatório de atividades da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), de janeiro a dezembro de 2023, as 10 ESFs localizadas nos bairros do município, a unidade de Estratégia de Atenção Primária (que atua no interior) e a unidade de Saúde Prisional, realizaram o total de 624.543 atendimentos. Além de consultas médicas, as atividades contabilizadas incluem procedimentos de enfermagem (como puericultura, preventivos, retirada de pontos, curativos...), atendimentos odontológicos, vacinas, distribuição de medicamentos, entre outros. 

A secretária de Saúde, Clari Ramborger, ressaltou a importância do trabalho dos servidores municipais que atuam na Atenção Básica. “Os profissionais que trabalham nas unidades de saúde são os responsáveis por criar e estreitar os vínculos com a comunidade. Mesmo com as dificuldades diárias, os imprevistos, atendemos à população da melhor forma possível. Parabenizo a todos os profissionais que atuam nas unidades de saúde do município e também a equipe de Coordenação das ESFs. O trabalho de cada um de vocês faz a diferença na vida de muitas pessoas!”, afirmou a titular da pasta. Em casos não urgentes, a SEMSA pede a população que busque atendimento nas unidades de saúde do município. Nos locais, serão feitas as avaliações e realizados os encaminhamentos necessários.   

Durante o último ano, foram desenvolvidos projetos, obras e melhorias nas ESFs. Entre elas, a conclusão da reforma dos ESFs Presidente Vargas e Paz; reforma das ESFs Duque de Caxias e Tia Fia (Bairro Trinta); e início da reforma e ampliação da ESF Bairro Mário, a qual está em andamento. A SEMSA também investiu na ampliação das dependências do CAPS AD.

COIS – Por meio de convênios com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (COIS), a SEMSA também destinou o valor de R$ 6.192.814,31 para atender a população. Os recursos foram investidos no plantão médico, cirurgias eletivas, transportes de ambulância UTI, serviços de exames e consultas especializadas, Centro de Saúde da Mulher e para cobrir despesas administrativas. Durante o ano de 2023, via esses convênios, foram realizados 17.722 consultas e exames especializados. Confira na íntegra o relatório compilado pela SEMSA no link https://bit.ly/4aj2tx0.     

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA  

Fotos: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de São Luiz Gonzaga