Inscrições para o projeto Equoterapia Inclusiva ocorrem de 21 a 23 de novembro

  • Interessados poderão se inscrever na recepção da Secretaria Municipal de Saúde, mediante apresentação dos documentos obrigatórios

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 16/11/2023 às 09:56   |   Imprimir

Com a assinatura do termo de fomento entre a Prefeitura de São Luiz Gonzaga e o Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande (CEDRG), a entidade executará o projeto "Equoterapia Inclusiva: Fortalecendo Corpo e Mente". Com duração de sete meses, o projeto ofertará tratamento terapêutico utilizando cavalos, disponibilizando um total de 50 vagas e proporcionando atendimento à população do município.

A assinatura do termo ocorreu no dia 1º de novembro. A parceria visa fortalecer a cooperação entre o Centro de Equoterapia e a Prefeitura Municipal, com um investimento de R$ 144 mil. Os recursos são provenientes de indicação parlamentar dos vereadores Adão Schimitz, Ana Barros, Claudio Pereira, José Luiz Terra Vieira, Laureano Castilho, Misael Porto, Nara Mendes, Paulo Fraga, Rose Grings, Valmir Silveira e Nodir Maronese (o qual atuava como suplente do vereador Mário Trindade).

INSCRIÇÕES – As inscrições ocorrerão nos dias 21, 22 e 23 de novembro, na recepção da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), localizada na Rua Fernando Machado, nº 2899 (no Materno Infantil). Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar o documento de identidade, CPF e comprovante de residência do paciente e do responsável. Além disso, os responsáveis devem informar dados para contato, apresentar laudo médico ou atestado (com CID) e o cartão SUS.

A documentação será analisada pela equipe técnica do Centro de Equoterapia, a qual entrará em contato com os responsáveis para agendar as avaliações. A equipe multidisciplinar conduzirá uma análise detalhada do quadro clínico do paciente/praticante, verificando a adequação para a prática da equoterapia. Caso positivo, será elaborado um protocolo de atendimento personalizado, considerando as características das patologias e os comprometimentos motores e cognitivos.

OPORTUNIDADE DE TRABALHO – Para a execução do projeto, o Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande (CEDRG) também está expandindo a equipe de trabalho. Profissionais de Psicologia, Fisioterapia e Educação Física interessados em integrar a equipe técnica multidisciplinar da instituição podem enviar seus currículos para o e-mail contato@equoterapiaslg.com.br, para participação ativa em um projeto que promove inclusão, desenvolvimento emocional e físico.

EQUOTERAPIA – A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, empregando o cavalo como agente promotor de ganhos físicos e psíquicos para o indivíduo praticante. A atividade contribui para o desenvolvimento da força muscular, do relaxamento, da conscientização do próprio corpo e do aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

O tratamento ofertado pelo Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande contempla crianças, adolescentes e adultos com diferentes tipos de deficiências físicas e/ou intelectuais, sendo uma terapia complementar importante em casos de Síndrome de Down; paralisia cerebral; doenças genéticas, ortopédicas e musculares; autismo; falta de coordenação motora; entre outras.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga e Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande