Cronograma de vacinação contra a COVID-19 é normalizado em São Luiz Gonzaga

• Retomada ocorreu após o recebimento de mais doses dos imunizantes pelo município

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 15/02/2022 às 09:02   |   Imprimir

Com o recebimento de mais doses do imunizante contra a COVID-19, as unidades de saúde de São Luiz Gonzaga normalizaram a aplicação da vacina. Em decorrência da falta de doses na semana passada, as aplicações da 2ª dose e dose de reforço em pessoas com 18 anos ou mais, e a aplicação da 1ª dose contra a COVID-19 em adolescentes foram suspensas, sendo retomadas nessa semana.

1ª DOSE

Para as pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante contra a COVID-19, a aplicação ocorre exclusivamente no Centro de Saúde, nas terças e quintas-feiras. Também ocorre exclusivamente no Centro de Saúde, a aplicação da 1ª dose do imunizante contra a COVID-19 em adolescentes com 12 anos ou mais. A vacinação desse público-alvo é realizada conforme a disponibilidade de doses, sendo necessário contatar a unidade de saúde (por meio do número 3352-9080 ou diretamente na unidade, na Avenida Senador Pinheiro Machado, ao lado da loja Arte Nossa).

Para a 1ª aplicação, é necessário apresentar um documento de identificação, cartão SUS e a caderneta de vacinação.

2ª DOSE

O Centro de Saúde e as ESFs também realizam a aplicação da 2ª dose em pessoas que receberam a 1ª dose da vacina (Pfizer ou AstraZeneca) há 60 dias, conforme a data registrada no comprovante de vacinação. A 2ª aplicação da vacina CoronaVac ocorre após 28 dias da 1ª dose. A imunização é realizada somente no Centro de Saúde, nas terças e quintas-feiras. Para receber a 2ª dose, também é necessário apresentar os documentos padrões.

DOSE DE REFORÇO

Devem receber a dose de reforço as pessoas com 18 anos ou mais que realizaram a 2ª dose do imunizante há quatro meses. Para a imunização, é necessário ir até a unidade onde ocorreu a 2ª aplicação, portando um documento de identificação, cartão SUS e o comprovante das doses anteriores. Indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos podem realizar a dose de reforço 28 dias após a 2ª aplicação. Os imunocomprometidos também devem receber a dose adicional da vacina (4ª dose), após 4 meses da dose de reforço.

As pessoas que receberam a vacina da Janssen (antes, dose única), devem receber a dose de reforço após dois meses da 1ª aplicação. Com o objetivo de evitar o desperdício de doses, a imunização ocorre exclusivamente no Centro de Saúde, mediante agendamento prévio.

5 A 11 ANOS

O Centro de Saúde e as ESFs com salas de vacinas seguem com a aplicação do imunizante contra a COVID-19 em crianças de 5 a 11 anos. A vacinação das crianças ocorre mediante agendamento na unidade de saúde onde são realizadas as vacinas de rotina.

Para a imunização, é necessário apresentar o Cartão SUS ou o CPF da criança, a Caderneta de Vacinação (caso possua) e informar um número de telefone para contato. Para a imunização de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, também é necessário apresentar um documento que comprove a doença. As vacinas aplicadas nas crianças de 5 a 11 anos são Pfizer ou Coronavac, conforme a disponibilidade de doses.

ATENDIMENTO

No Centro de Saúde, o atendimento para imunização ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30min. até às 13 horas e nas terças e quintas-feiras, das 7h30min. até o meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. Mais informações sobre o cronograma de vacinação nas unidades de saúde, as ESFs realizam expediente de segunda a sexta-feira, das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga