Laboratório Municipal recebe certificado de proficiência em ensaios laboratoriais

  • Documento atesta a exatidão dos resultados de exames realizados no local

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 04/02/2022 às 11:25   |   Imprimir

Um passo importante no processo de estruturação do Laboratório Público Municipal foi dado nessa semana. Após uma série de ensaios realizados, o local recebeu o Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais, emitido pela Controllab/Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. O certificado atesta a exatidão dos resultados, traz segurança e confiança aos pacientes usuários da Rede Pública de Saúde.   

O analista clínico do laboratório, o biomédico Günther Sott, explica como ocorreu o processo de avaliação. “É um programa de qualidade externo, no qual mensalmente são encaminhadas aos laboratórios amostras controle e uma lista de exames, não sendo informada a concentração do que tem ali. A gente precisa fazer o exame e reportar o resultado, como se fosse um paciente. Todo mês esse provedor do controle de qualidade avalia os resultados e diz se o laboratório está chegando no resultado correto para aquele exame. É quase como uma prova mensal. Esse certificado reflete a dedicação da equipe do laboratório e da Secretaria de Saúde em prestar um serviço de qualidade à população”.

Ao todo, o Laboratório Municipal oferta 36 tipos de exames de forma gratuita. Em 2021, o laboratório realizou 6.640 exames (os quais variam de análises bioquímicas do sangue, exames hematológicos, imunológicos e urianálise). Também no último ano, foram realizados 1.114 testes sorológicos para COVID-19 e 3.572 pesquisas de antígeno para o vírus.  

Atualmente, devido à grande demanda, o laboratório tem realizado dedicação exclusiva ao atendimento da COVID-19. A equipe do Laboratório Municipal é composta por cinco servidores e está localizado na Rua Fernando Machado, nº 2899, no Materno Infantil. O horário de atendimento externo é das 8 horas ao meio-dia e das 14 horas até às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Informações também pelo número (55) 3352-9000.    

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Fotos: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga