COVID-19: imunização das crianças de 9 anos sem comorbidades inicia nesta terça-feira

• Pais ou responsáveis podem contatar as unidades de saúde para agendar a vacinação

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 02/02/2022 às 08:47   |   Imprimir

Seguindo com a campanha de imunização contra a COVID-19, as unidades de saúde do município iniciam nesta terça-feira, 8 de fevereiro, a aplicação da vacina em crianças de 9 anos sem comorbidades. Os pais ou responsáveis podem contatar a unidade de saúde onde a criança realiza as vacinas de rotina para agendar previamente a imunização contra o vírus.

Para a aplicação da vacina, além da presença dos pais ou responsáveis, é necessário apresentar o Cartão SUS ou o CPF da criança e informar um telefone para contato. A Secretaria de Saúde também pede aos pais ou responsáveis que apresentem a Caderneta de Vacinação da criança para o registro da aplicação da vacina contra a COVID-19. Os agendamentos podem ser realizados pessoalmente ou por meio dos números:

– Centro de Saúde: 3352-9080;

– Duque de Caxias: 3352-9081;

– Bairro Trinta: 3352-9082;

– Bairro Floresta: 3352-9083;

– Bairro Paz: 3352-9084;

– Bairro Presidente Vargas: 3352-9085;

– Bairro Mário: 3352-9086;

– Dr. Chico: 3352-9087;

– Bairro Agrícola: 3352-9021.

Também continuam os agendamentos para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades contra o vírus. Os agendamentos ocorrem presencialmente ou por telefone na unidade de saúde onde a criança realiza as vacinas de rotina.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

As unidades de saúde do município seguem com a aplicação das doses da vacina contra a COVID-19 em adolescentes e adultos. Os documentos padrões para a vacinação são: documento de identificação, Cartão SUS e a caderneta de vacinação (ou comprovante das doses anteriores).

Para as pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante contra a COVID-19, a aplicação ocorre exclusivamente no Centro de Saúde, nas terças e quintas-feiras. As unidades de saúde do município seguem com a aplicação da 1ª dose do imunizante em adolescentes com 12 anos ou mais.

O Centro de Saúde e os ESFs também realizam a aplicação da 2ª dose em pessoas que receberam a 1ª dose da vacina (Pfizer ou AstraZeneca) há 60 dias, conforme a data registrada no comprovante de vacinação. A 2ª aplicação da vacina CoronaVac ocorre após 28 dias da 1ª dose. A imunização é realizada somente no Centro de Saúde, nas terças e quintas-feiras.

Devem receber a dose de reforço as pessoas com 18 anos ou mais que realizaram a 2ª dose do imunizante há quatro meses. Para a imunização, é necessário ir até a unidade onde ocorreu a 2ª aplicação. Indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos podem realizar a dose de reforço 28 dias após a 2ª aplicação. Os imunocomprometidos também devem receber a dose adicional da vacina (4ª dose), após 4 meses da dose de reforço.

As pessoas que receberam a vacina da Janssen (antes, dose única), devem receber a dose de reforço após dois meses da 1ª aplicação. A imunização ocorre exclusivamente no Centro de Saúde, mediante agendamento prévio (por meio do número 3352-9080 ou diretamente na unidade, na Avenida Senador Pinheiro Machado, ao lado da loja Arte Nossa).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga