Projeto “Oficinas Missioneiras” conclui encontros da primeira turma

  • Ação foi promovida pela artista e empresária Marianita Ortaça, em parceria com a Super Cérebro, SEMEDE e voluntários 

    Assunto: Secretaria de Educação e Esporte   |   Publicado em: 20/12/2023 às 14:59   |   Imprimir

No último dia 12, ocorreu o último encontro do projeto “Oficinas Missioneiras”, nas dependências do Espaço Cultural Marianita Ortaça. A iniciativa contemplou estudantes do 4º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino, e foi promovida pela artista e empresária Marianita Ortaça, em parceria com a Super Cérebro, Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE) e voluntários.

Durante a última aula, os alunos participaram de uma oficina de pintura, utilizando carvão, ministrada pelo artista plástico Anilto Caureo. O artista – que possui um ateliê em Caxias do Sul – se destaca pela habilidade em reproduzir cenas realistas e já retratou personalidades da cultura gaúcha, contribuindo para a preservação e celebração cultural. Durante a oficina, os estudantes aprenderam noções básicas de desenho utilizando o carvão.  

De acordo com a idealizadora do projeto, Marianita Ortaça, o “Oficinas Missioneiras” busca fomentar a cultura e trazer conhecimentos importantes para o desenvolvimento das crianças, como a psicologia positiva, o desenvolvimento socioemocional, empreendedorismo, comportamento, entre outros. O projeto também será desenvolvido em 2024, contemplando mais alunos da Rede Municipal de Ensino.      

A titular da SEMEDE, Mariza Klein Ditz, agradeceu a parceria. “A proposta das oficinas está alinhada com o nosso plano de ensino. Queremos que os alunos conheçam a história das Missões e a nossa cultura, além de incentivarmos a formação de cidadãos conscientes e que irão somar para toda a sociedade. Agradecemos a parceria da Marianita, Super Cérebro e apoiadores, e estamos muito felizes em saber que o projeto também será desenvolvido no próximo ano”, afirmou.  

MATRÍCULAS – O prazo para matrículas nas escolas da Rede Municipal já encerrou, mas os pais ou responsáveis interessados podem contatar a SEMEDE para verificar a disponibilidade de vagas. Além dos projetos realizados pela secretaria e os educandários, alunos da Rede Municipal de Ensino também participam de projetos em parceria com a comunidade e empresas. Entre eles, o Giovelli em Canto (com a empresa Sementes Giovelli e Musiká); projeto Recanto Musical (com a RGE) e a escolinha de futsal (em parceria com a AGSL). 

A SEMEDE está localizada junto à Biblioteca Municipal, na Rua São João, nº 1620. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira (com exceção das quartas-feiras e de horários especiais fixados por decretos), das 7h30min. até às 11h30min. e das 13h30min. até às 17 horas.   

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE e site Anilto Caureo

Fotos: Divulgação / SEMEDE