Grupo Conviver: 24 anos de atividades na sede do Bairro da Gruta

Há 24 anos, o Programa de Convivência para a 3º Idade (Conviver) tem promovido momentos de confraternização e alegria entre os idosos do município. Tradicionalmente as quartas-feiras, o Grupo Conviver se reúne na sede da Associação dos Moradores do Bairro da Gruta para celebrar a união e os bons momentos da vida.

O programa integra as atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Ação Social e Comunitária. Segundo a coordenadora do CRAS, Luciane Espindola Nunes - que trabalha diretamente com o Grupo Conviver desde 2007 - a união entre os participantes é emocionante. “É um grupo muito bom de trabalhar. Quando alguém adoece, por exemplo, todos se mobilizam. São realizadas correntes de orações e visitas. Muitos dizem que o grupo renova as energias, e isso é verdade”.

Para entrada de novos integrantes no Grupo Conviver é realizada uma triagem. A assistente social do CRAS promove um estudo social e um parecer, o qual avalia casos de vulnerabilidade. Atualmente, o Conviver trabalha com o número limite de vagas, são 200 integrantes. Durante os encontros, pela manhã, o CRAS promove palestras, orientações, atividades físicas e laborais. No período da tarde, ocorre o popular baile.

A ligação com a sede da Associação dos Moradores do Bairro da Gruta vem desde o início dos encontros do grupo. “A gente nunca quis cortar esse vínculo com a sede, onde eles já têm um ponto de referência. Afinal, são 24 anos de atividades desenvolvidas no mesmo local”, comenta Luciane.

As reuniões do Grupo Conviver, com o apoio do CRAS, devem retornar na próxima semana.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: Arquivo / CRAS