RGE e Prefeitura de São Luiz Gonzaga firmam parceria para o projeto “Arborização + segura”

• Iniciativa busca viabilizar a substituição de árvores que ofereçam riscos, como interferências nas redes de água, esgoto e energia elétrica

Assunto: Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente   |   Publicado em: 04/10/2023 às 15:54   |   Imprimir

Uma parceria entre a Rio Grande Energia (RGE) e a Prefeitura de São Luiz Gonzaga irá identificar e substituir árvores que potencialmente ofereçam riscos à segurança da população. As ações integram o programa “Arborização + segura”, desenvolvido nos municípios pela RGE.

O projeto busca a retirada de exemplares arbóreos que possivelmente oferecem riscos à segurança da comunidade, seja pelo seu estado fitossanitário comprometido, ou pela interferência acentuada nas estruturas urbanas (como obstrução e dano ao calçamento, obstrução da iluminação pública, interferência nas redes de água, esgoto e energia elétrica, ou ainda espécies arbóreas de características exóticas invasoras).

Com o auxílio da equipe técnica do Setor de Proteção Ambiental (SEMPA) da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAG) – após vistoria in loco – foi liberado o corte de 38 árvores. Os serviços iniciaram na quarta-feira (4), realizado por uma empresa terceirizada contratada pela RGE (a Sustentasul Engenharia Ambiental). A coordenadora do SEMPA, Marisete Marques Vieira, esclarece que o corte das árvores somente será efetuado mediante autorização dos moradores.

Após o corte da árvore, outra empresa – também contratada pela RGE – irá realizar o conserto das calçadas danificadas e o plantio das mudas compensatórias. De acordo com o Art. 27 do Plano de Arborização Urbana de São Luiz Gonzaga, “a remoção de árvore fica sempre condicionada ao plantio de novas espécies, sendo a exigência mínima de 2 para cada exótica retirada e 15 para a espécie nativa”. Segundo Marisete, caso o morador deseje que algumas das mudas sejam plantadas nos passeios das residências, é necessário contatar o SEMPA. Caso o contrário, o plantio de todas as mudas compensatórias será realizado no Parque Centenário.

O SEMPA pede a compreensão da comunidade durante o desenvolvimento dessa etapa do programa. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas com o setor, por meio do número (55) 3352-9340. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30min. e das 13h30min. às 15h30min.

Larissa Dorneles / Assessora de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do SEMPA e RGE