Doze famílias foram contempladas com a construção de microaçudes em São Luiz Gonzaga

A parceria entre a Prefeitura de São Luiz Gonzaga e a Emater/RS-Ascar irá viabilizar a construção de doze microaçudes, em localidades no interior do município. A assinatura do contrato para execução do serviço ocorreu na segunda-feira (21). O ato contou com a participação do prefeito, Sidney Brondani; do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAG), Atanásio Santiago; do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Edson Luiz Backes; e do representante da empresa Mauro Fidêncio Ramos da Silva – EPP (vencedora do processo de licitação para execução do serviço), Luan Scher.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, por meio do programa “Avançar RS”. Em São Luiz Gonzaga, 12 famílias foram contempladas: Vilmar Duarte (Assentamento Sepé Tiaraju), Lucas dos Santos Pereira (Laranja Azeda), Hugo Nicolau Lenz (Afonso Rodrigues), Jussara Antunes Maciel (Assentamento 28 de Maio), Valdir de Souza Silva (Rincão dos Terras), Ovidio de Souza Silva (Limoeiro), Cláudio Barichelo (Rincão Piraju), Benevenuto Serpa de Carvalho (São Lourenço), Rene Paulo Heineck (Afonso Rodrigues), Clésio Pereira (Assentamento Ximbocu), Aldair José Morais de Souza (Assentamento Ximbocu) e Natalina Martins (Assentamento Palma).

Os beneficiários do programa foram selecionados por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMSR), mediante a apresentação de diversos documentos. Os microaçudes serão destinados à dessedentação animal e irrigação. Ao todo, R$ 80.640,00 serão investidos no projeto.

O prefeito, Sidney Brondani, ressaltou a importância do projeto para a agricultura familiar em São Luiz Gonzaga. “Infelizmente, o nosso Estado tem enfrentado sérios períodos de estiagem. Essa ação viabiliza o desenvolvimento do pequeno agricultor rural, o qual muitas vezes não consegue usufruir das mesmas opções disponíveis aos grandes produtores. Parabenizo os contemplados pelo programa e também a Emater pelo excelente trabalho desenvolvido em nosso município”.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMAG e Emater/RS-Ascar