Agroindústria Familiar de ovos coloniais é inaugurada no Assentamento Campos do Pontão

Com foco na produção e fornecimento de ovos coloniais, ocorreu na última quinta-feira (10), a inauguração da Agroindústria Familiar Alves de Almeida, localizada no Assentamento Campos do Pontão, interior de São Luiz Gonzaga.

A agroindústria é de propriedade de Odair Back de Almeida e Odete Dutra Alves, os quais criam no local, 950 galinhas em postura. A agroindústria é uma importante forma de agregar valor à produção, contribuindo com a segurança alimentar dos consumidores, os quais acessam um alimento com procedência assegurada e qualidade verificada.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito, Sidney Brondani; do secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Atanásio Santiago; da médica veterinária do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), Francianne Prado Miranda; do representante do Sicredi, Estevão Elias Klein; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rafael Dalenogare Paz; e da extensionista da Emater/RS-Ascar, Mauricéia A. Bremm.

Cadastrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf RS), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a família recebeu assessoramento da Emater/RS-Ascar em todo o processo de formalização, assim como na elaboração de projetos de crédito para a construção do aviário e da agroindústria, financiados pelo Sicredi, via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A família trabalha com a atividade leiteira. Com as estiagens recorrentes nos últimos anos, eles observaram a necessidade de diversificar as atividades da propriedade, optando pela avicultura colonial de postura. Acompanhados da extensionista Mauriceia Bremm realizaram visita à agroindústria de ovos de Caibaté, onde participaram de intercâmbio de conhecimentos com a família proprietária e buscaram informações para a instalação da agroindústria em São Luiz Gonzaga.

Texto: Deise A. Froelich, assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Rosa (texto adaptado)