Procons realizam a campanha “Contrato não é só um papel, contrato tem rosto”

• Ação busca orientar os consumidores sobre os seus direitos e deveres durante a pandemia de Covid-19

Assunto: Procon  |   Publicado em: 02/06/2020 às 14:38   |   Imprimir

O Procon de São Luiz Gonzaga, em parceria com a Associação Gaúcha de Procons Municipais (AGPM) e órgãos da Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), iniciaram em abril a campanha “Contrato não é só um papel, contrato tem rosto”.

O objetivo da campanha é orientar os consumidores sobre os seus direitos e deveres durante a pandemia de Covid-19, a qual trouxe transtornos para toda a sociedade. “A iniciativa busca promover o diálogo entre consumidores e fornecedores, oportunizando que cada um apresente suas dificuldades, e de uma forma humanizada e transparente, encontrem juntos, negociações possíveis para que haja a manutenção dos contratos, sem inviabilizar a sobrevivência dos consumidores e que não prejudique a atividade econômica do fornecedor”, explica a coordenadora do Procon de São Luiz Gonzaga, Michele Araujo.

A coordenadora ressalta que para a eficácia da campanha, é necessário que as empresas negociem com os consumidores e não se esquivem de sua responsabilidade social. “A alternativa busca o equilíbrio e o bom senso, sem impedir que o órgão de defesa do consumidor aplique sanções em caso de práticas abusivas”.

Michele lembra ainda das dificuldades atuais enfrentadas pela população e que a pandemia não escolheu lado. “Os consumidores, que são os clientes das empresas, perderam renda e precisam ter seus direitos respeitados. As empresas não tiveram o movimento esperado, o faturamento diminuiu e as que continuam de portas abertas mantém com dificuldade o sustento de seus proprietários e colaboradores. Relações de consumo têm rosto, história e família. Todos estão do mesmo lado. É preciso diálogo, sensibilidade e equilibro”, afirma.

O Procon Municipal está localizado junto a Prefeitura de São Luiz Gonzaga, com entrada pela Rua Salvador Pinheiro Machado. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30min até às 12h30min. Para sanar dúvidas e realizar denúncias também é possível entrar em contato com o setor pelo número (55) 3352-3199 (telefone fixo e WhatsApp) ou pelo e-mail procon@saoluizgonzaga.rs.gov.br.

Pelo Procon de São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação / Procon