Projeto de ressocialização irá utilizar mão de obra prisional para a fabricação de artefatos de concreto

• Iniciativa poderá ser desenvolvida por meio de convênio entre a prefeitura e o Departamento Penitenciário Nacional

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 21/06/2023 às 10:17   |   Imprimir

Na semana passada, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, e o vice-prefeito, Piti Werle, estiveram reunidos com o titular da 3ª Delegacia Penitenciária Regional (3ª DPR), Irineu Koch; o diretor do Presídio Estadual de São Luiz Gonzaga, Alex Rodrigo Nunes; e integrantes da 3ª DPR, Rodrigo Marques e Jacson Giovane Machado. Na pauta do encontro, a adesão do município ao Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap), na área de artefatos de concreto.

O Procap é vinculado ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça, tendo como gestora a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE). A proposta é conveniar o município para a prestação de serviços de fabricação de artefatos de concreto, com mão de obra prisional (20 pessoas privadas de liberdade). Os equipamentos necessários para o desenvolvimento da parceria serão fornecidos pela casa prisional. Já o município irá ofertar o material (areia, cimento, brita) para a fabricação dos itens, como piso intertravado retangular e tipo uni-stein, tubos, guias de meio-fio, entre outros.

O diretor do Presídio Estadual de São Luiz Gonzaga, Alex Rodrigo Nunes, comentou sobre a importância do Procap. “A iniciação e a qualificação profissional visam o ingresso e/ou aperfeiçoamento dos jovens e adultos privados de liberdade para o mundo do trabalho, bem como, da sua participação em processos de geração de oportunidade de trabalho e renda, além de propiciar a reintegração social. Essas ações educacionais, realizadas por meio de parcerias sociais e sem ônus para o Estado, são formalizadas por convênios”.

O prefeito Sidney Brondani ressaltou que o município buscará aderir ao Procap, ressaltando a importância de ações como essa para a ressocialização dos apenados. O chefe do Executivo Municipal informou que os trâmites padrões para a participação do município no projeto serão iniciados. Brondani também parabenizou o são-luizense Alex Nunes, que assumiu o cargo de diretor do Presídio Estadual de São Luiz Gonzaga, em maio.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SUSEPE