Comitiva missioneira se reúne com a reitora do Instituto Federal Farroupilha 

  • Implantação de campus em São Luiz Gonzaga pautou o encontro, ocorrido em Santa Maria, na terça-feira (20)

    Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 20/06/2023 às 19:10   |   Imprimir

As tratativas para viabilizar a implantação do Instituto Federal Farroupilha em São Luiz Gonzaga continuam. Na terça-feira (20), em Santa Maria, uma comitiva integrada por lideranças da região das Missões esteve reunida com a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), a professora Nidia Heringer.   

A reunião contou com a participação do prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani (que intermediou a agenda); dos prefeitos José Moacir Fabricio Dutra (de Bossoroca) e Amauri Pires da Silva (de Caibaté), representando a Associação dos Municípios das Missões (AMM); da presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, Rose Grings; dos vereadores Ana Barros, Francisco Lourenço, Paulo César Trindade Garcia e Valmir Silveira; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Lehn; do diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gabriel Garcia; da chefe de gabinete, Dalva Pillar; e do assessor do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), Paulo Conceição. 

 

CARTA DE INTENÇÃO – A reitora Nidia Heringer destacou o projeto do Governo Federal de ampliar o número de institutos federais. No Rio Grande do Sul, o objetivo é aumentar o número de unidades do IFFar de 11 para, no mínimo, 15. A reitora informou aos participantes a necessidade do envio de carta de intenção pelo Executivo Municipal e pelas entidades regionais para a reitoria do IFFar. No documento, o município deverá informar uma contrapartida, a qual pode ser uma estrutura física pronta para a instalação do instituto ou um terreno para a construção do campus. Durante a reunião, Heringer também parabenizou o município e a região pela mobilização que já é realizada em busca da implantação do campus.  

O prefeito Sidney Brondani ressaltou a importância da união dos municípios missioneiros. “Como já destaquei em outras ocasiões, ninguém faz nada sozinho. A educação não é uma luta individual, ela precisa da união das lideranças e, principalmente, do apoio da comunidade. A reunião com a reitoria do IFFar foi um passo fundamental para entendermos como viabilizar a implantação de uma unidade do instituto em São Luiz, e as ações que devemos adotar para concretizar esse anseio, o qual não é apenas do nosso município, mas de toda a região. Foi uma reunião esclarecedora e agradeço a disponibilidade da reitora Nidia Heringer”.

     

AUDIÊNCIA PÚBLICA – No dia 29 de junho, quinta-feira, a Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga sediará uma audiência pública sobre a implantação do Instituto Federal no município. A audiência inicia às 10 horas, organizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul – com o apoio dos deputados Valdeci Oliveira e Jeferson Fernandes (PT) – e tem o objetivo de discutir com lideranças e a comunidade, o processo de definição dos municípios que poderão receber essas instituições de ensino. A comunidade é convidada a participar da audiência e somar forças na iniciativa!

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do IFFar

Fotos: Elisandro Coelho (Relações Públicas do IFFar) e Larissa Dorneles