Dez famílias foram contempladas com a construção de açudes em São Luiz Gonzaga

Na última sexta-feira (2), o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Nodir Maronese, se reuniram com as famílias contempladas pelo Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, o qual irá viabilizar a construção gratuita de dez açudes. A reunião foi realizada no escritório local da Emater/RS-Ascar, com a participação do supervisor da Ascar-Emater/RS, o engenheiro agrônomo Joney Cristian Braun e da extensionista Mauricéia Aline Bremm.

O programa é desenvolvido pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Os projetos dos açudes foram elaborados em julho de 2017 pela Emater, em parceria com a Prefeitura de São Luiz Gonzaga. O município foi contemplado com dez projetos: cinco destinados para agricultores assentados da reforma agrária e outros cinco para os agricultores familiares das de mais comunidades do município. Os beneficiários do programa foram selecionados por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).     

O prefeito Sidney Brondani ressaltou os benefícios do projeto para a agricultura familiar em São Luiz Gonzaga. “Este programa promovido pelo Governo do Estado e Emater é algo muito positivo para o nosso município, proporcionando o desenvolvimento do pequeno agricultor, o qual muitas vezes não tem acesso a outras opções. Parabenizo os contemplados pelo programa e também a Emater pelo excelente trabalho desenvolvido no município”. 

O PROJETO

O lançamento do programa ocorreu em 23 de janeiro, em São Paulo das Missões. Além de São Luiz Gonzaga, mais municípios da região foram contemplados, entre eles, Bossoroca, Santo Antônio das Missões e Garruchos. A assinatura dos convênios para a construção dos açudes ocorreu em Porto Alegre, na segunda-feira, 29 de janeiro. As obras – que serão realizadas pela empresa Terpacon - Construtora e Pavimentadora Ltda, de Novo Hamburgo – devem iniciar em São Luiz Gonzaga no mês de abril.  

Os contemplados com o programa são: Vani João Gerardi (Limoeiro), Vandeí Machado (Restinga Seca), Antônio de Carli (Rincão São Pedro), Tânia Aparecida Hamerski (Capela São Paulo), Edinilson Luiz Aozani (Rincão Santana), Ivandro Moacir dos Santos (Assentamento São Sebastião), Josué Pereira Cavalheiro (Assentamento São Sebastião), Eva Bueno Flores Pereira (Assentamento Ximbocú), Valtencir José Krahl Terra (Assentamento Coqueiro) e Neri José Machado (Assentamento Sepé Tiarajú).  

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Emater/RS-Ascar