Situação das redes de cabos de internet e de telefonia pautou reunião na Prefeitura Municipal

• Encontro contou com a participação de representantes do Poder Público, RGE e empresas

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 30/05/2023 às 10:43   |   Imprimir

A regularização das redes de cabos de internet e telefonia na área urbana do município foi pauta de reunião na semana passada. A Prefeitura de São Luiz Gonzaga e a Rio Grande Energia (RGE) promoveram uma reunião com as empresas que atuam nessas áreas, para buscar um alinhamento com os estabelecimentos e, de forma conjunta, chegar a melhor alternativa para criar regramentos no município.

Os participantes foram recepcionados pelo prefeito, Sidney Brondani, e pelo vice-prefeito, Piti Werle. Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal agradeceu a participação das empresas. “O objetivo dessa reunião é chegarmos a um entendimento sobre a continuidade e expansão desses serviços, sem trazer transtornos à comunidade e evitando problemas que podem causar danos físicos e materiais. Nossa Administração sempre valorizou o diálogo, por isso convidamos dez empresas que atuam com internet e telefonia no município. Infelizmente, nem todas puderam comparecer. Em nome da Administração Municipal, agradeço a participação dos presentes, os quais se mostraram preocupados com a situação e dispostos a trabalhar em conjunto em prol do nosso município”.

O consultor regional da RGE, Jonathan Koenemann, agradeceu a parceria da prefeitura na busca por uma resolução sobre a situação do cabeamento no perímetro urbano, o que gera reclamações quanto a organização, segurança e estética da cidade. O consultor também apresentou casos de sucesso no Estado e na região, os quais têm o acompanhamento do Ministério Público para solucionar o problema. “Em São Luiz Gonzaga, a prefeitura optou por uma conversa administrativa, na busca por um entendimento. A conversa foi bastante produtiva, sendo possível ouvir também a situação das empresas. Será criado um grupo de trabalho e vamos definir em conjunto as ações de organização de algumas vias onde se percebem questões em desacordo e que podem oferecer risco à comunidade, lembrando que as empresas de internet e telefonia precisam atender a regulamentação da Anatel e Aneel no uso da infraestrutura”, destacou Jonathan.

Atualmente, as empresas estão programando um mutirão de manutenção das estruturas. A reunião, ocorrida na semana passada, contou com a participação do representante da comissão de infraestrutura do Legislativo Municipal, vereador Paulo César Trindade Garcia; da equipe do Setor de Proteção Ambiental (SEMPA); da assessora do vice-prefeito, Karen Gonçalves dos Anjos; e dos representantes das empresas Master Celulares Claro, Powertech Telecom, Infomissões, Viacom e Hagalink.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga