Desenvolvimento turístico dos povos missioneiros pautou reunião

• Representantes do Brasil, Argentina e Paraguai se reuniram na semana passada

Assunto: Setor de Turismo  |   Publicado em: 16/07/2018 às 11:59   |   Imprimir

Na última quinta-feira (12), a Sala Ana Petrona recebeu autoridades e estudiosos para a reunião dos 30 Povos Missioneiros. O encontro foi promovido pela Coordinación de la Agencia de Desarrollo Trinacional de Las Misiones Guaraníes (Agência de Desenvolvimento Trinacional das Missões Guaranis), com o apoio do Setor de Turismo da Prefeitura de São Luiz Gonzaga e do Instituto Histórico e Geográfico (IHGSLG).

Na ocasião, o vice-prefeito de São Luiz Gonzaga, Mário Trindade, agradeceu a presença de todos e destacou o trabalho desenvolvido pela Administração Municipal em busca do fortalecimento do turismo. “Nossa história é muito rica e temos grande potencial para ampliar o turismo não apenas em São Luiz Gonzaga, mas em toda a região. Como Administração Municipal, buscamos investir em ações que colaboram para esse crescimento. Por isso é importante a criação da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a fim de destinar uma atenção maior a essas áreas em São Luiz Gonzaga”.

A reunião foi conduzida pela coordenadora geral da Agência de Desenvolvimento Trinacional das Missões Guaranis, a arquiteta Myriam Avila, que ressaltou o trabalho realizado pela agência para unir os povos do Brasil, Argentina e Paraguai. “Esse é o espírito que nos traz a São Luiz Gonzaga neste dia, o espírito de irmandade. Aprendemos muito nesse caminho que estamos trilhando, trabalhando e desfrutando da experiência de reencontrar a nossa cultura, reencontrar de onde viemos. Neste trabalho com os 30 povos – oito do Paraguai, 15 da Argentina e sete do Brasil – fui descobrindo o valor de nossa cultura, da cultura guarani”.

PAUTA

Entre os temas abordados durante a reunião, estava a criação de comissões em cada um dos povos, com objetivo de elaborar um plano estratégico dos municípios para o desenvolvimento do turismo e cultura. A partir destes projetos individuais, será elaborado um plano estratégico para o desenvolvimento dos 30 povos. O encontro em São Luiz Gonzaga também serviu de preparação para a reunião trinacional que será realizada em São Borja, no dia 25 de julho, quando os prefeitos dos povos da Argentina, Paraguai e Brasil irão realizar a assinatura de um plano de ação conjunta em prol do desenvolvimento de todos os municípios missioneiros.

A reunião contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas. Entre as autoridades presentes no evento, o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto; o diretor do Detur/Funmissões, Ricardo Klein; o vice-diretor do Detur, Brasil Antonio Sartori; a presidente do IHGSLG, Anna Olívia do Nascimento e o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Carlos Sidnei Ferreira. Também participaram do encontro, representantes e estudiosos dos municípios de São Luiz Gonzaga, São Borja, São Nicolau, São Miguel das Missões, Entre-Ijuís, Santo Ângelo, Rolador, Caibaté, Roque Gonzales, San Carlos (Argentina), Santo Tomé (Argentina), Assunção do Ijuí e Trilha dos Santos Mártires.

A Administração Municipal, por meio da chefe do Setor de Turismo, Rose Grings, agradece o apoio da Kipão Padaria e da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga que auxiliaram na promoção do evento, disponibilizando um delicioso café da manhã aos participantes.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga