COVID-19: imunização das crianças de 3 e 4 anos continua nesta quinta-feira

• Pais ou responsáveis devem agendar a aplicação do imunizante, preferencialmente, na unidade de saúde da área de domicílio

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 03/08/2022 às 15:55   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), informa a comunidade são-luizense que a aplicação do imunizante contra a COVID-19 em crianças de 3 e 4 anos, continuam nesta quinta-feira (4). Além do imunizante para essa faixa etária, seguem sendo aplicadas a 1ª dose e 2ª dose em crianças com 5 anos ou mais e 1ª dose, 2ª dose e doses de reforço em adolescentes, adultos e idosos que ainda não realizaram a imunização conforme o cronograma vacinal.

Para a vacinação das crianças de 3 e 4 anos, a fim de evitar o desperdício de doses, é necessário agendar previamente a aplicação do imunizante, dando preferência à unidade de saúde da área de domicílio. Além da presença dos pais ou responsáveis, é preciso apresentar o Cartão SUS ou CPF da criança e informar um telefone para contato. A imunização ocorre conforme a disponibilidade de doses.

Atualmente, o município segue com a aplicação da 4ª dose da vacina (2ª dose de reforço) para pessoas com 40 anos ou mais. A 4ª dose deverá ser realizada após quatro meses da 3ª dose (1ª dose de reforço). Para receber o imunizante contra a COVID-19, é preciso ir até a unidade de saúde da área de domicílio, portando um documento de identificação ou cartão SUS e o comprovante das doses anteriores.

ESQUEMA VACINAL

A enfermeira Águeda Balbé, coordenadora do Centro de Saúde, ressalta a necessidade da imunização contra o vírus. “É importante a população buscar completar o esquema vacinal. Com o decorrer do tempo, registramos uma redução na efetividade das vacinas em decorrência da resposta imunológica e também o surgimento de novas variantes, o que resulta em maior risco de complicação da doença. Reforçamos o pedido para que as pessoas com o esquema vacinal incompleto entrem em contato com as unidades de saúde da sua área de domicílio e realizem a vacina”.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga