COVID-19: número de casos novos registrado em janeiro é superior aos últimos 7 meses de 2021

• Comunidade precisa seguir com as medidas sanitárias a fim de diminuir as chances de contaminação

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 09/02/2022 às 13:08   |   Imprimir

O mês de janeiro de 2022 foi marcado pelo aumento expressivo no número de casos de COVID-19 no Brasil. Em São Luiz Gonzaga, de 1º a 31 de janeiro, 1.675 casos foram registrados. O número é maior que o quantitativo de casos registrados entre junho e dezembro de 2021 (1.524 casos novos no período).

A coordenadora do Centro de Saúde e do Setor de Epidemiologia, a enfermeira Águeda Balbé, comentou o cenário atual da pandemia. “O número de casos de COVID-19 aumentou em todo o país, acreditamos que em virtude da variante Ômicron, do período de férias e do abandono de alguns protocolos sanitários de prevenção. No município, em janeiro, registramos mais casos positivos que nos últimos sete meses do ano passado. Essa situação reflete no sistema de saúde, no comércio, nas indústrias, nas famílias e em toda a comunidade”.

A COVID-19 (coronavírus) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2. A vacinação é uma medida preventiva que minimiza o risco das pessoas adoecerem e, caso adoeçam, apresentem sintomas leves ou moderados, se recuperando sem tratamento especial. “Lembramos que para a vacina prevenir contra a COVID-19, as pessoas devem ter recebido todas as doses. Isto é, as duas doses mais o reforço. A 3ª dose ou reforço oferece mais proteção contra a infecção. O vírus se dissemina com mais facilidade em locais fechados e em multidões, podendo se espalhar pela boca ou pelo nariz de uma pessoa infectada”, afirmou Águeda.

PREVENÇÃO

A enfermeira ressaltou que a melhor estratégia para minimizar o risco de transmissão da COVID-19 é a colaboração de toda a comunidade. Entre as medidas que precisam ser adotadas para diminuir a chance de contaminação, são elas:

- O uso obrigatório e correto da máscara de proteção facial pela população;

- Pessoas com a doença e os moradores da casa de caso positivo da COVID-19 por RT-PCR, RT-LAMP ou teste de antígeno, devem ficar no domicílio em isolamento;

- Manter os ambientes bem ventilados. Sempre que possível, optar por ventilação natural com janelas e portas abertas, a fim de formar uma corrente de ar. Preferencialmente, a ventilação natural cruzada, ou seja, abertura em paredes diferentes pode ser mais efetiva;

- Limpeza e higienização dos ambientes. Os locais de toque intenso, como corrimões, maçanetas, entre outros, devem ser limpos com maior frequência;

- Restringir o compartilhamento de utensílios de uso pessoal, como copos, talheres, pratos, xícaras, chimarrão, entre outros;

- Buscar estratégias para manutenção do distanciamento físico entre as pessoas.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Imagens: Divulgação / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga