SEMSA adquire aparelho para ampliar oferta de exames gratuitos no Laboratório Municipal

• Analisador bioquímico automatizado proporciona maior agilidade e precisão nos resultados

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 21/10/2021 às 09:51   |   Imprimir

Para proporcionar maior precisão e agilidade aos atendimentos realizados pelo Laboratório Municipal, a Secretaria de Saúde (SEMSA) adquiriu um analisador bioquímico automatizado. O aparelho foi comprado por meio de processo de licitação – no valor de R$ 110 mil – incluindo também um computador para a análise dos resultados e uma estação de tratamento de água, pois o aparelho necessita de água com reagente especial.

O analista clínico do laboratório, o biomédico Günther Sott, destacou as vantagens do novo equipamento. “Antes, de modo semi-automatizado, conseguíamos atender oito pacientes por dia e para fazer toda a análise bioquímica, demorava em média três horas. Agora, com a máquina, conseguimos fazer tudo isso em 30 minutos, ganhando em produtividade e aumentando a quantidade de atendimentos que podem ser realizados diariamente”.

Além dos testes para COVID-19, o biomédico também ressaltou que mais exames estão à disposição da comunidade, de forma gratuita, no Laboratório Municipal. “As análises laboratoriais são importantes para os diagnósticos das doenças. Para diminuir a fila do SUS, estamos realizando cada vez mais exames. Adquirimos essa máquina nova e estamos tentando um aparelho de coagulação, para fazer análises pré-ambulatórias nos pacientes que serão operados”.

Para exames no Laboratório Municipal, o paciente precisa ter um encaminhamento do SUS. No laboratório, será feita a verificação do encaminhamento e realizados todos os exames que o laboratório estiver apto para fazer. Exames que o local não disponibiliza, é encaminhado para outro laboratório para que o paciente seja atendido.

A equipe do Laboratório Municipal é composta por cinco servidores e está localizado na Rua Fernando Machado, nº 2899, no Materno Infantil. O horário de atendimento externo é das 8 horas ao meio-dia e das 14 horas até às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Informações também pelo número (55) 3352-9000.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Laboratório Municipal