COMDICA publica relação final de inscrições homologadas no processo seletivo de escolha dos conselheiros tutelares

Na segunda-feira (19), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de São Luiz Gonzaga divulgou a relação definitiva das inscrições homologadas para concorrer ao processo seletivo de escolha dos conselheiros e conselheiras tutelares (quadriênio 2024/2027). A lista está disponível no link https://www.saoluizgonzaga.rs.gov.br/site/conteudos/4641-conselho-tutelar, edital nº 05/2023.

Para preparar os candidatos e fornecer as informações necessárias para o exercício das atribuições dos conselheiros tutelares, os inscritos participarão de um treinamento obrigatório, nos dias 21 e 22 de junho, às 18h30min, no plenário da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga. O treinamento obrigatório será ministrado pela defensora pública Jennifer Borchartt Coelho (responsável pelos processos do Juizado da Infância e Juventude) e pela assistente social e doutora em Educação nas Ciência, Frida Dinareli, com uma análise abrangente e multidisciplinar, abordando tanto os aspectos legais quanto as questões práticas da atuação dos conselheiros tutelares.

Os candidatos também realizarão uma prova escrita, de caráter eliminatório, que ocorrerá no sábado (24), na sede do Lar Escola Nossa Senhora Conquistadora. Os portões abrirão às 13 horas. A prova será composta por 30 questões objetivas, abordando a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, assim como o Estatuto da Criança e do Adolescente. Os candidatos aprovados serão considerados aptos a concorrer ao Conselho Tutelar. O período de propagandas eleitorais terá início em 31 de agosto, encerrando no dia 29 de setembro.

O COMDICA espera que o processo seletivo seja transparente, democrático e que resulte na escolha de profissionais qualificados, sensíveis e comprometidos com a proteção e o desenvolvimento saudável das crianças e dos adolescentes do município. O conselho ressalta que os conselheiros tutelares desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva para todos.

Texto: COMDICA, adaptado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Imagens: Divulgação / COMDICA