Motoristas e pedestres devem ficar atentos ao funcionamento dos novos semáforos no cruzamento das ruas Venâncio Aires e São João

• Equipamentos buscam melhorar o fluxo do trânsito e ofertar mais segurança

Assunto: Divisão de Trânsito  |   Publicado em: 12/07/2021 às 11:26   |   Imprimir

Os novos semáforos – veiculares e para pedestres – estão em funcionamento no cruzamento das ruas São João e Venâncio Aires e a população precisa ficar atenta para a utilização correta dos equipamentos.

A vencedora do processo de licitação para a aquisição das sinaleiras foi a empresa Sinacom Indústria e Comércio de Sinalização Viária Eireli. O técnico responsável, Gabriel Cardoso, destacou o diferencial dos novos semáforos. “Os grupos focais foram projetados para melhor fluxo do trânsito, tendo informação auxiliar de tempo. Com isso, o motorista vai saber quando ele deve parar e quando pode arrancar, dando uma melhor fluidez ao trânsito e mais segurança para os pedestres, o qual verá o tempo real disponível e poderá concluir essa travessia na faixa de pedestre com segurança”.

FUNCIONAMENTO

O técnico também explicou como os semáforos funcionam.  “Para a parte veicular, o equipamento instalado é um grupo focal com informação auxiliar de tempo. Ele funciona com barras auxiliares, que o motorista vai visualizar e nos últimos 10 segundos de ambas as cores, essas barras vão se apagando, tanto para mostrar que o semáforo vai fechar ou abrir. Nos equipamentos para pedestres, também têm um cronômetro numérico regressivo, ele mostra o tempo que o pedestre tem para a travessia. Outra questão é que na travessia de pedestre, onde as ruas são de mão única, o pedestre não necessita usar o sistema de botão, porque ao fechar o semáforo veicular, o pedestre vai conseguir atravessar o sinal”.

Os novos semáforos para pedestres possuem algumas diferenças no funcionamento onde as ruas não são de mão única. “Em frente e ao lado da Igreja Matriz, a travessia é chamada de ‘dependente demanda’. Se o pedestre acionar o botão, ele precisará esperar o tempo de segurança e o semáforo irá abrir para ele, permitindo a passagem. Ambas as botoeiras são sinalizadas, indicando ao pedestre que ele aperte o botão e aguarde para a travessia”, afirmou.

CAPACITAÇÃO

Além de desinstalar a estrutura antiga e instalar os novos equipamentos, a empresa também ministrou um curso de capacitação. O curso contou com a participação da secretária municipal da Administração, Beti Marian; da diretora da Divisão de Trânsito, Dorema Griebeler; dos responsáveis pelo Setor de Informática da prefeitura, o programador Athus Moreira e o eletricista Adriano Poppe; e dos agentes fiscais de trânsito, Rodrigo dos Santos e Dione Trindade da Silva.

De acordo com o técnico Gabriel Cardoso, a capacitação contou com informações básicas de funcionamento dos aparelhos. “Abordamos informações básicas de como funciona a programação dentro do nosso equipamento, como o controlador funciona, como o grupo focal funciona e de que forma eles poderiam atuar caso nossa equipe não estivesse no local, auxiliando na alteração de tempos, horários de planos, conforme a necessidade do fluxo de veículos”.

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: Volnei Oliveira / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga