Presidente do Cetran/RS realizou palestra em São Luiz Gonzaga

• Atividade foi promovida pela Divisão de Trânsito da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Assunto: Divisão de Trânsito  |   Publicado em: 11/12/2018 às 08:40   |   Imprimir

O município segue com ações para promover o debate na busca por um trânsito mais seguro. Além das atividades da Escolinha de Trânsito ABC – realizadas em novembro – na semana passada, o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS), Luiz Noé Souza Soares, esteve em São Luiz Gonzaga. Na ocasião, o dirigente ministrou uma palestra no Salão de Atos da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para autoridades, representantes de escolas, órgãos de segurança pública e empresas ligadas a formação de condutores no município.

Entre os temas abordados na palestra, dados alarmantes sobre o número de acidentes e mortes – em especial de jovens – nas estradas gaúchas, além de hábitos contrários a um trânsito seguro. “Não é possível fiscalizar 24 horas por dia em todos os lugares. Mas ações como não dirigir após consumir bebida alcoólica, usar o cinto de segurança e não utilizar o celular enquanto dirige, são atitudes simples que salvam vidas”, ressaltou o presidente.

O dirigente também destacou a necessidades de punições mais rígidas para quem, por imprudência, acaba causando vítimas no trânsito. “Falta punição penal para quem mata no trânsito. Da maneira administrativa, o trânsito é perfeito. Tem multa, suspensão e cassação. Mas da parte de punição, não. Sempre faço a abordagem se as pessoas conhecem alguém que esteja preso por ter matado no trânsito. Mesmo embriagada, esta pessoa será solta. E quando for julgada, ela irá pagar uma indenização e continuar solta”.

Mesmo com a atual situação, Luiz Noé afirmou ter confiança em melhorias no trânsito. “Eu acredito em mudanças. Tivemos a campanha do tabagismo e a sociedade mudou. Trânsito não é regra, é comportamento, é gentileza e educação. Se você tem isso, souber ceder o espaço, compreender e conviver com o outro, teremos uma boa atitude no trânsito”.

A palestra foi organizada pela Divisão de Trânsito da Secretaria Municipal da Administração, sob a coordenação de Dorema Griebeler. A atividade contou com o apoio da Secretaria de Educação (Semece); 32ª CRE; Cetran/RS e Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS).

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga