Monitores de trânsito orientam a comunidade sobre o estacionamento rotativo

O período de informação sobre o estacionamento rotativo em São Luiz Gonzaga iniciou na última quinta-feira (11). Os monitores de trânsito contratados pela empresa BR-Tic – responsável pelo serviço no município – realizam pelos próximos dias o trabalho de panfletagem e de divulgação de informações para a comunidade.

Nesta semana, após treinamento, oito monitores circulam pela área de estacionamento rotativo para sanar as dúvidas da população. Na próxima quinta-feira (18), todos os 17 agentes de trânsito que atuarão na “Zona Azul” promovem a divulgação. De segunda a sexta-feira, o serviço será realizado em horário comercial, das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 até às 18 horas. No sábado, a divulgação será das 8 horas ao meio-dia.

De acordo com a chefe do Setor de Trânsito, Dorema Griebeler, o período de divulgação tem o objetivo de sanar as dúvidas relacionadas ao início das atividades. “Além de informar a população sobre um serviço novo em nosso município, o trabalho de divulgação irá auxiliar na conscientização dos condutores, evitando infrações de trânsito e multas que resultam em prejuízos desnecessários ao motorista, o que não é o objetivo da Administração Municipal”.

Entre as informações divulgadas, está a possibilidade de alocação de vagas e compra de créditos pelo smartphone ou tablet via o aplicativo Estacionamento Digital. Disponível no Google Play, App Store e para Windows Phone (serviço via browser pelo link app.estacionamentodigital.com.br), o aplicativo permite ao usuário utilizar as funcionalidades  do site www.zonaazulsaoluizgonzaga.com.br.

Já para alocação de vaga via SMS, é preciso cadastrar o número de celular no site do serviço – ou com os monitores - e enviar a mensagem para um dos números (55) 9 8118-0500 (TIM), (55) 9 9644-5805 (Vivo), (55) 9 8456-5844 (Oi) e (55) 9 9100-5687 (Claro). Quando o usuário tiver apenas uma placa cadastrada basta enviar a mensagem com a palavra VAGA 30 (para trinta minutos), VAGA 1 (para uma hora) e VAGA 2 (para duas horas). Com mais de uma placa cadastrada, basta enviar a mensagem com a palavra VAGA + a placa do veículo + tempo de estacionamento.

O motorista que utilizar essas opções de serviço será avisado quando o período de estacionamento pago estiver terminando.

VALORES

As atividades do estacionamento rotativo iniciam no dia 22 de maio. A taxa para estacionar durante 30 minutos será de R$ 0,70. Para uma hora, R$ 1,35; para uma hora e trinta minutos, R$ 2,00 e para duas horas - tempo máximo de permanência em uma mesma vaga - o valor cobrado será de R$ 2,70. O motorista terá cinco minutos de tolerância para a aquisição da vaga e a saída do local após o termino do tempo adquirido. Motocicletas, desde que estacionadas nos locais determinados, não pagam.

No site www.zonaazulsaoluizgonzaga.com.br é possível encontrar mais informações sobre o estacionamento rotativo, entre elas os locais de compra fixos espalhados pelo comércio são-luizense e ainda o mapa com as vagas de trânsito.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga