Secretaria de Saúde divulga informações sobre o coronavírus no município

• Até quinta-feira (26), oito casos eram monitorados pela Secretaria de Saúde e em um caso foi realizada a coleta de amostras para exames

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 27/03/2020 às 14:23   |   Imprimir

Em boletim epidemiológico divulgado na manhã de sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde atualizou as informações sobre a situação do COVID – 19 (novo coronavírus), em São Luiz Gonzaga. Até quinta-feira (26), o município possuía oito casos de pessoas monitoradas e em isolamento domiciliar por síndrome gripal. Nesta terça-feira (24), foi realizada a coleta de material para exames de um caso. Os dados são atualizados diversas vezes ao dia, com o surgimento de novas notificações vindas de unidades de saúde e de consultórios médicos.

Na ESF Centro Juvenil Lanzini, a qual realiza atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas respiratórios (síndrome gripal) desde segunda-feira (23), foram realizadas 109 consultas. A unidade de saúde atende em três turnos, das 7 horas ao meio-dia, das 13 horas até às 16 horas e das 18 horas até às 22 horas, de segunda a sexta-feira.

SÍNDROME GRIPAL

De acordo com nota informativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS), a síndrome gripal se caracteriza quando o paciente apresenta febre de início súbito (maior de 37,8°c), acompanhada de tosse (ou dor de garganta) e pelo menos um dos seguintes sintomas: mialgia (dor muscular), cefaleia (dor de cabeça) ou artralgia (dor articular), na ausência de outro diagnóstico específico. Em crianças menores de dois anos, é necessário ficar atento ao início súbito de febre e sintomas respiratórios, como tosse, coriza e obstrução nasal.

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé, ressalta a importância do isolamento domiciliar. “O Ministério da Saúde adotou o isolamento domiciliar por 14 dias para pessoas com sintomas respiratórios, bem como pessoas que residem no mesmo endereço e que também serão monitoradas pela equipe de saúde. Até o momento, essa é a melhor opção para evitar a possibilidade de transmissão do COVID-19”.

ATIVIDADES

A Secretaria de Saúde segue realizando reuniões para instruir as equipes e organizar os atendimentos. Nos últimos dias, foram repassadas orientações sobre as notas normativas da SES-RS – publicadas no dia 23 de março – aos profissionais das ESF; avaliados os atendimentos da primeira semana do ambulatório de infecção respiratória e discutidos os protocolo de manejo clínico do coronavírus na atenção primaria de saúde; solicitada a  compra de medicamentos  específicos para síndrome gripal e definido o profissional de referência para realizar o monitoramento de casos de pacientes em isolamento domiciliar.

Representantes da Secretaria de Saúde também participaram de reunião no Hospital São Luiz Gonzaga para o enfrentamento da pandemia. O encontro contou com a presença do titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Yuri Sommer Zabolotsky.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA