Confira a programação da Semana da Pátria 2022

São Luiz Gonzaga inicia nos próximos dias as comemorações da Semana da Pátria 2022. A solenidade de abertura das atividades ocorre na quinta-feira, 1º de setembro, às 9 horas, com o acendimento da Pira da Pátria e o hasteamento dos pavilhões, junto ao Palanque Oficial, na Praça da Matriz. O ato contará com a participação de autoridades e da comunidade.

Em 2022, as homenagens em âmbito nacional e estadual serão unificadas em celebração aos 200 anos da independência do Brasil, com o lema “A alma de uma nação é o espírito patriótico do seu povo”.  Já as homenagens municipais serão prestadas à sociedade são-luizense, representada pelo jornalista José Grisolia Filho, e com a frase tema “Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!”, do poema “A pátria”, de Olavo Bilac.

Confira a programação completa:

1º de setembro (quinta-feira)

Abertura Oficial da Semana da Pátria

Local: Palanque Oficial, na Praça da Matriz

Descentralização na Escola Básica da URI de São Luiz Gonzaga

Local: Escola Básica da URI

Abertura da exposição representativa sobre o Bicentenário da Independência do Brasil

Local: Sala Ana Petrona

*A exposição ficará aberta ao público nos dias 2, 5 e 6 de setembro, no turno da tarde, na Sala Ana Petrona. Após essas datas, ela ficará exposta no Instituto Histórico e Geográfico

7 de setembro (quarta-feira)

Desfile Cívico-Militar

Local do desfile: Rua Venâncio Aires

Concentração: conforme o croqui que será divulgado

Dispersão: Rua Edemar Fabrício (próximo ao Posto Schmitz)

*Em caso de chuva, não será realizado o desfile cívico-militar. Na ocasião, ocorrerá uma solenidade em homenagem à pátria no Ginásio J.B. Loureiro

Encerramento da Semana da Pátria 2022

Horário: Logo após o término do desfile

Local: Praça da Matriz

*Em caso de chuva, o encerramento da Semana da Pátria será desenvolvido no Ginásio J.B. Loureiro, com coordenação do 4º RCB

HISTÓRICOS

Os participantes do desfile devem enviar o histórico até sexta-feira, 26 de agosto, para o e-mail pedagogico@edu.saoluizgonzaga.rs.gov.br. Interessados em participar do desfile e que não puderam comparecer à reunião do dia 8 de agosto, devem entrar em contato com a SEMEDE, por meio do número (55) 3352-4517.

No município, a organização da Semana da Pátria 2022 é realizada pelo 4º RCB, Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE) e Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga