Solenidade marcou o lançamento do projeto do monumento em homenagem à FEB

Iniciativa que conquistou diversos apoiadores, ocorreu na segunda-feira (7), o lançamento do projeto do monumento em homenagem aos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), os quais lutaram na Segunda Guerra Mundial contra as forças nazi-facistas (Eixo). O ato ocorreu no auditório Dragões do Rio Grande, no 4º Regimento de Cavalaria Blindado (RCB), com a participação de autoridades civis e militares, dos colaboradores do projeto (citados na imagem ilustrativa) e da imprensa.

O monumento em homenagem à FEB será construído no Complexo Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro, utilizando somente recursos de doações da comunidade e com o apoio do 4º RCB. Durante a solenidade, o escultor Vinícius Ribeiro – o qual confecciona o monumento – comentou sobre a homenagem. “A ideia de prestar essa homenagem é antiga. Acredito ser de extrema importância dar visibilidade a todos os combatentes, que saíram do Brasil desacreditados e voltaram vitoriosos, defendendo seus ideais. Estamos na fase inicial da construção do monumento, logo começaremos a moldar o concreto e dar forma a essa homenagem. Agradeço o apoio de todos os colaboradores e a fibra do Tito Bilinski, que encabeçou essa campanha”. Na ocasião, o arquiteto Guilherme Dorneles também apresentou o projeto de revitalização do entorno do monumento.

Na ocasião, o comandante do 4º RCB, coronel Leonardo Faulhaber, reforçou o apoio do regimento ao projeto em homenagem à FEB e comentou sobre a revitalização do “Espaço Cultural Dragões do Rio Grande”, o qual também contará com uma homenagem aos voluntários da Força Expedicionária Brasileira. O comandante apresentou ainda um esboço do vídeo que contará a história do 4º RCB, o qual será disponibilizado para a comunidade.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, também destacou a importância da homenagem. “Essa parte da nossa história devemos preservar e repassar aos jovens são-luizenses. Também precisamos homenagear nossos bravos voluntários que lutaram contra regime ditatorial (nazi-facista). Esse monumento será um marco em nossa história, simbolizando a defesa da nossa pátria, do nosso Estado, da nossa sociedade”. Com a participação de autoridades e familiares de ex-combatentes, o escultor Vinícius Ribeiro realizou a entrega de uma maquete do monumento em homenagem à FEB ao comandante Faulhaber. O modelo irá integrar o acervo do museu do regimento.

A previsão é que o monumento em homenagem à FEB seja inaugurado na Praça Cícero Cavalheiro em maio. Na ocasião, os apoiadores receberão uma miniatura do monumento, diploma de colaborador e também terão o nome citado em uma placa que será fixada no monumento. Pessoas interessadas em colaborar com o projeto podem entrar em contato com Vinícius Ribeiro (9 9971-5769) ou Tito Bilinski (9 9645-0101).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga