Mostra Cultural reúne trabalhos de alunos da Rede Municipal de Ensino para valorizar a cultura afro-brasileira

• Visitação para o público ocorre até 30 de novembro, na SEMEDE, de acordo com os protocolos de prevenção da COVID-19

Assunto: Secretaria de Educação e Esporte   |   Publicado em: 29/11/2021 às 09:21   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE), dando sequência ao projeto cultural nas escolas da Rede Municipal de Ensino, organizou a Mostra da Cultura Afro-brasileira. A atividade tem como objetivo ressaltar a importância da cultura afro no Brasil e na região missioneira, resgatar a parte histórica, visando conscientizar e desenvolver uma postura de respeito às várias diversidades culturais. A mostra é realizada no mês de novembro integrando as atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, que ocorreu em 20 de novembro.

O ato de abertura da Mostra da Cultura Afro-brasileira ocorreu na semana passada e contou com a presença do chefe do Executivo Municipal, Sidney Brondani; da secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz; do professor e integrante do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga, Anderson Amaral; e o sociólogo e professor da URI São Luiz Gonzaga, Rodrigo Miguel de Souza.

A Mostra da Cultura Afro-brasileira é a terceira mobilização do ano realizada pela SEMEDE. Em maio, o projeto abordou a cultura indígena e em setembro a cultura gaúcha. Para a Mostra da Cultura Afro-brasileira, os alunos produziram maquetes, fotos, desenhos, pesquisas, entrevistas e outros materiais, com o auxílio dos professores.

Durante a abertura da mostra, o prefeito Sidney Brondani, comentou sobre a importância de realizar o projeto. “É possível vivermos em uma sociedade justa, igualitária e democrática. Muito do que temos hoje no Brasil e na nossa região é fruto da cultura afro-brasileira. Quero parabenizar os estudantes e professores pelos trabalhos realizados. A comunidade escolar está demonstrando para São Luiz e região que precisamos valorizar essa cultura tão importante para o Brasil e para a nossa região”.

O ato contou com palestra do professor Rodrigo Miguel de Souza, o qual comentou sobre a importância da população e da cultura negra na formação do Brasil, trocando conhecimentos para quebrar preconceito. A palestra com o docente foi transmitida – por meio de live no Facebook – para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino e também está à disposição da comunidade, no link https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=423556426149381&id=100014849920637.

A Mostra da Cultura Afro-brasileira ficará em exposição até terça-feira (30), das 8 horas até às 11h30min e das 13h30min até às 16h30min. Para evitar aglomeração e respeitar os protocolos sanitários de enfrentamento à COVID-19, a SEMEDE pede para que a comunidade agende um horário para a visita, pelo número (55) 3352-4517. A sede da Secretaria da Educação está localizada junto a Biblioteca Municipal.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE

Fotos: Volnei Oliveira / Assessoria de Imprensa