Documento Orientador de Território foi aprovado no 2º Fórum Municipal de Educação

Por unanimidade, os participantes do 2º Fórum Municipal de Educação aprovaram o Documento Orientador de Território (DOT) de São Luiz Gonzaga. O evento ocorreu na terça-feira (5), no auditório da URI São Luiz Gonzaga e contou com a participação da comunidade, diretores, coordenadores e professores das três redes de ensino do município, além de alunos de magistério e representantes de cidades da região.

O ato de abertura do fórum contou com a participação do prefeito Sidney Brondani; do presidente da Câmara de Vereadores, José Antonio Flach Werle; da secretária de Educação e Esporte (SEMEDE), Rosangela Vidoto; da representante da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Maria Aparecida da Silva e da presidente do Conselho Municipal de Educação e representante da URI, Jerusa Dutra Schreiner.

Na ocasião, o chefe do Executivo parabenizou os envolvidos na estruturação do documento. “A educação é a base do nosso desenvolvimento, do nosso futuro como sociedade, sendo necessária uma atenção especial, não apenas na retórica, mas na prática. Este dia é muito importante para São Luiz Gonzaga, quando as redes municipal, estadual e particular de ensino estão unidas na busca pela unificação do currículo das escolas. Parabéns a todos os envolvidos no desenvolvimento do documento orientador e no 2º Fórum Municipal de Educação”, afirmou Brondani.

Após a abertura da audiência pública, o DOT foi lido na íntegra para os presentes, os quais aprovaram por unanimidade. Agora, o documento será organizado pela SEMEDE – que coordenou os trabalhos – e encaminhado para o Conselho Municipal de Educação – até o dia 30 de novembro – para aprovação.

DOT

O Documento Orientador de Território (DOT) foi desenvolvido em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Desde o início do ano, a SEMEDE, 32ª CRE e a Rede Particular de Ensino, com o apoio do Conselho Municipal de Educação, promoveram os diálogos para constituir as comissões de cada área do conhecimento e nível de ensino, para juntos estudarem e apresentarem as contribuições para o documento, o qual também deve atender particularidades do município. O documento busca viabilizar que todas as escolas das redes de ensino do município tenham o mesmo currículo a partir de 2020, prazo máximo para a implantação da BNCC.

A SEMEDE parabeniza a Comissão do Fórum e as formadoras locais pela organização e condução dos trabalhos. Agradecimentos a URI São Luiz Gonzaga (pela cedência do salão de atos), Lojas Benoit e Mercado Exattus (o qual patrocinou a erva-mate disponibilizada no evento).

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE