Inscrições para o Fijuca encerram na sexta-feira

• Festival Infanto-Juvenil da Canção ocorre dentro da programação da Feira do Livro, no dia 9 de novembro

Assunto: Projetos  |   Publicado em: 15/10/2018 às 14:54   |   Imprimir

Encerram nesta sexta-feira, 19 de outubro, as inscrições para o 32º Festival Infanto-Juvenil da Canção (Fijuca). O festival – que integra a programação da 42ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga – será realizado no dia 9 de novembro, a partir das 13h30min, no Palco Cenair Maicá, na Praça Matriz.

Podem realizar a inscrição – de forma gratuita – estudantes de escolas municipais, estaduais, particulares, universidades e entidades sociais de São Luiz Gonzaga. As inscrições devem ser entregues no Setor Pedagógico da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Semece), localizada na Rua São João, nº 1620, junto a Biblioteca Municipal. Os intérpretes precisam estar vinculados a um educandário ou entidade – que deve encaminhar as inscrições para a Semece – limitada a participação de um representante por categoria.

O 32º Fijuca contará com cinco categorias: mirim (até oito anos de idade); infantil (de nove a 12 anos); juvenil (de 13 a 16 anos); adulto (a partir de 17 anos) e especial (todas as idades, destinada a candidatos que já possuem experiência em festivais). Os primeiros e segundos colocados de cada categoria receberão troféus. Os intérpretes participantes também poderão ser premiados com o Troféu Revelação e o Troféu Destaque, os quais serão indicados pela comissão julgadora.

Interessados em inscrever representantes no Fijuca, podem entrar em contato com a Semece pelo telefone (55) 3352-4517 ou pelo e-mail secretariapedagogico@gmail.com. Confira o regulamento:

I - Da promoção

O 32º FIJUCA – Festival Infanto-Juvenil da Canção é um evento artístico-cultural, de interpretação musical, promovido pela Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte – SEMECE.

II – Dos objetivos

a) Incentivar as manifestações artísticas e fortalecer a cultura musical do Município;

b) Promover o intercâmbio musical entre as Escolas Municipais, Estaduais, Particulares, Instituições de Ensino Superior;

c) Descobrir novos talentos musicais, incentivando-os à profissionalização artística.

III – Das inscrições

a) Poderão se inscrever gratuitamente, estudantes de Escolas Municipais, Estaduais, Particulares, Universidades e Entidades Sociais de São Luiz Gonzaga;

b) As inscrições estarão abertas de 01 a 19 de outubro de 2018, e deverão ser entregues na Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte, Rua São João, nº 1620, Centro de São Luiz Gonzaga. (Setor Pedagógico)

c) Para efeito de inscrição será necessário:

- Nome completo do(s) intérprete (s), nome da música, idade, instituição.

- Na ficha de inscrição o intérprete deverá indicar a tonalidade da canção que interpretará.

- Gravação da música em CD (devidamente identificado com o nome do intérprete, nome da música e instituição), obrigatoriamente na versão em que será interpretada.

d) O presente regulamento não permite que o intérprete apresente acompanhamento instrumental próprio, pois todos serão acompanhados pela Banda do Festival;

e) A escola/entidade indicará os intérpretes para o FIJUCA, podendo inscrever 01 (um) participante em cada categoria.

f) Não será permitido ao participante inscrever-se em mais de uma categoria ou cantar mais de 01 música.

g) Serão permitidas interpretações em dupla e trio, com a mesma idade da categoria.

IV - Das categorias:

MIRIM................................................. até 08 anos

INFANTIL.........................................  de 09 a 12 anos

JUVENIL..........................................  de 13 a 16 anos

ADULTO...........................................  a partir de 17 anos

ESPECIAL .........................................Todas as idades

Obs.: Cada escola/entidade ficará responsável em selecionar seus candidatos.

V - Do julgamento:

Os quesitos avaliados serão:

Expressão artística ........................... 15 pontos

Dicção ..............................................  20 pontos

Ritmo ...............................................   30 pontos

Afinação .........................................    35 pontos

VI - Da premiação:

Será concedida a cada Categoria, com a seguinte classificação:

1º lugar – Troféu

2º lugar – Troféu

Troféu DESTAQUE e REVELAÇÃO – intérpretes indicados pela Comissão de Jurados.

VII - Informações Gerais:

a) Ensaio Geral será realizado nos dias 05 e 06 do mês de novembro de 2018, no Centro de Artes Lucas Franco de Lima, das 13h30m às 17h, conforme ordem de chegada do participante. OBS: As escolas devem fazer as seleções até 18 de outubro;

b) O material de inscrição (CDs) não será devolvido;

c) Não será permitida a substituição de músicas após a inscrição ou durante o ensaio;

d) Em caso de chuva, o Festival será realizado no mesmo local e horário;

e) O 32º Festival Infanto-Juvenil da Canção se realizará dia 09 de novembro de 2018, a partir 13h e 30min, no Palco Cenair Maicá – Praça da Matriz.

VIII - Os casos omissos serão analisados e solucionados pela Comissão Organizadora.

IX- NÃO Será permitida música estrangeira.

Local do ensaio: Centro de Artes Lucas Franco de Lima.

Obs.: As datas dos ensaios poderão ser alteradas.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo