Eleitos os delegados que irão representar o município na 12ª Conferência Estadual de Assistência Social

Na última terça-feira (25), o Centro de Artes Lucas Franco de Lima sediou a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, a audiência teve o objetivo de analisar e propor discussões baseadas nos eixos estruturantes do evento e eleger os delegados que irão representar o município na 12ª Conferência Estadual de Assistência Social.

O secretário de Ação Social e Comunitária, Paulo Cesar Trindade Garcia, recepcionou os participantes da conferência, destacando também a importância da construção coletiva de ações que irão auxiliar no desenvolvimento social do município e na garantia de direitos. O prefeito em exercício, Mário Trindade, ressaltou a necessidade de garantir o cumprimento dos direitos socioassistenciais no atendimento a população. “Cresci em um bairro humilde e sei da importância de iniciativas como essa para apoiar a comunidade e desenvolver o nosso município”.

Na ocasião, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Zaida Hoffmann, realizou a leitura do regimento interno da conferência, o qual foi aprovado por unanimidade pelos presentes. A explanação dos quatro eixos estruturantes da conferência municipal e os princípios que organizam o SUAS (equidade, universalidade, gratuidade, integralidade e intersetorialidade) foi coordenada pela assistente social e doutoranda em Ciências da Educação, professora Frida Dinareli e pela também assistente social e mestre em Direitos Humanos, Luana Rambo de Assis.

EIXOS

O eixo 1 tratava sobre “a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais”. O eixo 2 abordava a “Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS”. O eixo 3 promovia as discussões sobre o “acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais”. O quarto eixo destacava “a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.

Após a palestra, os participantes da conferência se reuniram em grupos para a discussão dos eixos, formulação e votação das propostas. Na ocasião, também foram eleitos os delegados que irão representar o município na 12ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Porto Alegre. Representando a sociedade civil, Álvaro Medeiros da Cunha foi eleito titular, enquanto Leontina Nunes da Silva foi escolhida como suplente. Já como representantes poder público, Paulo Cesar Trindade Garcia foi eleito titular e Jaqueline Saratt como suplente.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga