Executivo Municipal entrega ao IPHAN projeto para o acesso asfáltico do Sítio Arqueológico de São Lourenço

  • Documento foi encaminhado ao instituto na quinta-feira (31)

    Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 01/09/2017 às 15:24   |   Imprimir

A Administração Municipal segue na busca para atender uma antiga solicitação da comunidade são-luizense. Na última quinta-feira (31), o prefeito Sidney Brondani – acompanhado do vereador Nodir Maronese e do presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Lourenço – foi recepcionado na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Porto Alegre.   

A comitiva missioneira participou de uma reunião com a superintendente Estadual do IPHAN-RS, a diretora Juliana Erpen. Na ocasião, foi entregue pelo Executivo são-luizense o projeto técnico e financeiro para o acesso asfáltico que ligue a BR 285 até o Sítio Arqueológico de São Lourenço.

A reivindicação foi encaminhada para o IPHAN devido o compromisso que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) possui com o órgão para ressarcir danos causados ao patrimônio histórico. Além de São Lourenço, o IPHAN busca incluir o Sítio Arqueológico de São João Batista, em Entre-Ijuís. Ambos os locais históricos são os únicos dos Sete Povos das Missões que ainda não possuem acesso asfáltico.    

Ao todo, o trecho de ligação entre a BR 285 e o Sítio Arqueológico de São Lourenço possui 6,2 quilômetros. O projeto de asfaltamento é calculado em R$ 9 milhões. “Vamos aguardar o desdobramento deste projeto dentro do IPHAN e o andamento dos contatos entre o instituto, o DNIT e o Ministério dos Transportes. Na audiência, a diretora Juliana Erpen destacou o comprometimento com esses projetos e estamos confiantes que esta antiga solicitação da comunidade terá um andamento positivo”, ressaltou o prefeito Sidney Brondani.   

A Administração Municipal também atua em outra frente de trabalho na busca pelo acesso asfáltico ao Sítio Arqueológico de São Lourenço.  O projeto está incluído no acordo de liberação assinado pelo Brasil com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), o qual aguarda liberação de recursos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação