Projeto de centro náutico para São Luiz Gonzaga é apresentado ao Executivo Municipal

Nesta quarta-feira, 24 de maio, o prefeito Sidney Brondani recebeu a visita do empresário são-luizense José Gatiboni Pacheco, juntamente com seu filho Gabriel, o vereador José Antônio Flach Werle, e o secretário do Planejamento Révis Moura. Na oportunidade, Pacheco apresentou ao Chefe do Executivo proposta de implantar um inédito centro náutico no município, em área localizada junto ao Rio Ijuí.

Conforme o empresário, foi formado um grupo de trabalho composto por moradores e proprietários de terras localizadas na Área de Preservação Permanente da Usina Hidrelétrica Passo São João, no Rio Ijuí. Como existe um Plano de Preservação da Área, conhecido como Pacuera, o qual implica as condições de utilização da área em conformidade com a legislação ambiental, o vereador Piti Werle reuniu esse grupo de pessoas interessadas em utilizar suas áreas de acordo com o Pacuera e, da mesma forma, proporcionar o aproveitamento das mesmas para lazer e turismo.

Dentre os interessados, o empresário José Gatiboni Pacheco elaborou um projeto visando implantar em área reservada ao município de São Luiz Gonzaga dentro da APP da UHE Passo São João. Este projeto, segundo Pacheco, visa alavancar o desenvolvimento de São Luiz Gonzaga através de um centro náutico no Rio Ijuí, o qual, quando concretizado, se tornaria referência na região e proporcionaria atividades de lazer e, da mesma forma, a preservação ambiental da área.

O prefeito Sidney Brondani enalteceu a iniciativa, ressaltando que todas as ações que visem contemplar o desenvolvimento são positivas: "seremos parceiros para todos os projetos que visem contemplar a preservação ambiental e desenvolvimento econômico de São Luiz e região", salientou o Chefe do Executivo. Após a explanação, o prefeito informou que serão realizados estudos pela Administração Municipal para atestar a viabilidade de concessão da área destinada ao Município no Termo de Cessão de Uso elaborado pela Eletrosul. Com a possibilidade de convênio, o Município irá trabalhar na confecção de edital de licitação para contemplar da melhor forma possível a utilização da área respeitando a preservação ambiental e os termos definidos no Termo de Cessão de Uso da Eletrosul. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)