Divisão de Trânsito segue com a emissão do cartão de estacionamento para idosos e deficientes físicos

  • Com a carteirinha, é possível utilizar de forma gratuita as vagas de uso exclusivo disponíveis no trânsito são-luizense

    Assunto: Divisão de Trânsito  |   Publicado em: 24/05/2017 às 14:36   |   Imprimir

Desde 2013, a Administração Municipal, por meio da Divisão de Trânsito, realiza a emissão do cartão nacional de estacionamento para idosos e deficientes físicos. A carteirinha permite aos usuários utilizar as vagas de uso exclusivo demarcadas no trânsito são-luizense.  Com o início das atividades do estacionamento rotativo, a medida também permite a utilização das vagas dentro da “Zona Azul” destinadas aos idosos e deficientes físicos, de forma gratuita, durante uma hora. O cartão é válido em todo o território nacional.  

Para o requerimento do cartão de estacionamento para idosos, é preciso entregar na Divisão de Trânsito uma cópia do RG ou CNH, cópia do comprovante de residência atualizado e uma foto 3x4. Já para o cartão de estacionamento para deficientes físicos, além das cópias do documento de identificação, comprovante de residência e foto, é preciso entregar um laudo médico - emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – ou um atestado médico. A carteirinha é confeccionada em parceria com a Nova Design e deve ser retirada na empresa. O custo é de R$ 16,00, pago no momento da entrega do cartão.   

A coordenadora da Divisão de Trânsito, Dorema Griebeler, destaca que a regularização das vagas de estacionamento para uso exclusivo de idosos e deficientes físicos é um direito garantido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio das resoluções 303 e 304. Ela também ressalta que a carteirinha deve ser emitida pelo órgão de trânsito correspondente ao município de domicílio do requerente. “Para os próximos meses, a quantidade de vagas ofertadas para idosos e deficientes será ampliado, atendendo um número maior de usuários”, destaca Dorema. Ao todo, 5% das vagas disponíveis na “Zona Azul” serão destinadas para idosos e 2% para deficientes físicos.

Para mais informações sobre a emissão dos cartões de estacionamento, é possível entrar em contato com a Divisão de Trânsito pelo telefone 3352-9300 ou junto ao setor, no segundo andar da sede da Administração Municipal.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga